Secretaria de Saúde de Iguatemi realizou Oficina da Planificação na Saúde.

Publicado em: 30/04/2012 17:00
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi
Secretaria de Saúde de Iguatemi realizou Oficina da Planificação na Saúde.

Aconteceu entre os dias 17 e 18 de abril no anfiteatro da Escola Salvador Nogueira em Iguatemi a Oficina da Planificação da Atenção Primária à Saúde.

Esta Oficina propôs um debate entre os profissionais da área sobre o Sistema de Saúde, os seus principais problemas e a necessidade de mudança no modelo de atenção para adequação às necessidades de saúde da população além do melhoramento dos resultados desse sistema.

Desta forma o sistema de saúde brasileiro avança para um novo modelo de atenção que promova o melhoramento das condições crônicas e agudas, com a atenção contínua a população, no tempo e lugar certo, aplicações eficazes com qualidade, com base nas necessidades de saúde de cada um, para que a prestação de serviço seja feita com base nas evidencias, proporcionando a população um sistema de saúde melhor e mais justo.

Participaram da Oficina os trabalhadores da Atenção Básica das ESF com todos os seus membros, a Equipe de Controle de Endemias, da Casa da Gestante, Laboratório, Farmácia, Serviço Social, Psicologia, NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Fonoaudiologia, Fisioterapia e SISREG e também com o apoio da população e do Conselho Municipal de saúde.

A enfermeira Olavinda - coordenadora da equipe disse que ficou muito em ver a adesão e a participação dos trabalhadores de saúde neste evento, pois para ela foi um trabalho árduo, mas com bons resultados.

Esta oficina foi realizada pela Equipe Técnica dos Programas da Atenção Básica, da qual fazem parte as Enfermeiras Olavinda e Julimara, e os digitadores Cremilton e Elzira, com o apoio das Secretarias Saúde do município e do Estado.

“Agradecemos imensamente o apoio do Conselho Municipal de Saúde e a compreensão da população para o fechamento das unidades de saúde nestes dias, pois só assim foi possível a participação de todos os trabalhadores” avaliou a secretária de saúde – Ivoni Pelegrinelli.

A coordenadora falou do contentamento em ver o trabalho realizado na saúde no município com a participação de todos inclusive da secretária de saúde que aderiu e participou das oficinas “Isto muito nos engrandece, pois sabemos que nossas capacitações têm resultados positivos” lembrou Olavinda.

Quem também participou da Oficina foi a coordenadora Estadual da Atenção Básica – Janaine Moraes Vilela Escobar.

Para o prefeito José Roberto Felippe Arcoverde, debates sobre os atendimentos em saúde pública é essencial para o melhoramento do atendimento junto à população. “É conversando sobre os problemas encontrados no cotidiano que encontramos soluções para proporcionar uma saúde pública de qualidade, não só aqui no nosso município mas em todo o País” finalizou o prefeito Zé Roberto.