Pequenos produtores do Assentamento Colorado encontram no frango, alternativa de geração de renda.

Publicado em: 01/05/2012 07:20
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Na busca por alternativas de geração de renda, os pequenos produtores rurais tradicionais do assentamento Colorado no município de Iguatemi que antes tinham somente o leite como produto, estão encontrando no frango o sustento das suas famílias nas suas pequenas propriedades.

Um projeto implantado pela Associação dos pequenos produtores do Assentamento apoiado pela Prefeitura de Iguatemi está possibilitando a geração de renda para dezenas de famílias com a criação de frango semicaipira que num curto espaço de tempo garantiu o retorno financeiro vantajoso para os criadores.

O técnico responsável pelo acompanhamento e orientações aos produtores – Rafael explicou que num período de 85 dias as aves estão prontas para o abate, sendo alimentadas por uma ração preparada especialmente para a criação deste tipo de frango.

“São sessenta dias na ração e a fase final da criação as aves são alimentadas com a quirera de milho e pastagem para tornar a carne do animal mais saborosa e nutritiva ao consumidor final, tornando-se assim o Frango Semicaipira” explicou Rafael.

São 21 famílias que estão criando os frangos semicaipiras, com uma produção de 100 (cem) cabeças cada uma com uma média de 2,1 à 2,6kg.

Segundo o presidente da Associação, o produtor rural Jorge Nicola foram abatidas 800 aves de oito produtores neste primeiro lote que serão destinadas à merenda escolar do município e das entidades filantrópicas como a APAE dentre outras, além de garantir ainda a venda para os pequenos produtores criadores.

“A prefeitura está nos dando a assistência técnica e garantindo a aquisição dos frangos e a nós cabe a criação dos frangos. Estamos muito felizes com o apoio dado pelo município para que possamos andar com as nossas próprias pernas” disse Nicola.

Outro fator positivo é que todos os criadores envolvidos trabalham em união e cooperação nos trabalhos, o que torna muito mais fácil desde a criação até o abate, sendo que cada criador tem a sua renda individualizada nas vendas.

Atualmente vivem no Assentamento Colorado 72 (setenta e duas) famílias de pequenos produtores rurais tradicionais.