Unidade de Processamento de Lixo de Iguatemi é considerada exemplo em gestão ambiental pela FUNASA.

Publicado em: 02/04/2012 16:04
Fonte/Agência: Anailton Batista - Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Uma equipe da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde esteve visitando a UPL – Unidade de Processamento de Lixo no município de Iguatemi analisando todo o método de reciclagem do lixo produzido na cidade.

O processo utilizado pela UPL em Iguatemi é pioneiro no Mato Grosso do Sul e uma dos poucas existentes no País, onde foram investidos quase R$ 1 Milhão em reestruturação do local através da iniciativa privada.

O processo inovador deste modelo de usina tem a função de desidratar e semi-esterilizar o lixo retirando totalmente o seu odor, permitindo um processo de seleção salubre e confortável para os selecionadores, e ainda elimina por completo o chorrume que é o líquido produzido pelo lixo, altamente poluente e vilão do todo o processo desde a coleta até o aterro sanitário. Os equipamentos da usina desenvolvidos realizam de forma distinta o tratamento do lixo orgânico, do lixo reciclável ou reaproveitável e seu excedente transformado em adubo orgânico.

Dentre as pessoas que estavam presentes na ocasião, estava o chefe da DIESP/FUNASA – Arestides Ortiz, o engenheiro de órgão Mário Mancio, o Assessor de Gabinete da Superintendência da FUNASA em Mato Grosso do Sul – Aparecido Teixeira Gomes (Menga), além do Prefeito do município – José Roberto Felippe Arcoverde acompanhado do secretário de obras Marcio Margatto, do Chefe de Licitações da Prefeitura de Iguatemi – Ramão Guerreiro e do vereador Lean Ledesma Junior que representou o Legislativo municipal nesta ocasião.

Acompanhando a comitiva de autoridades, estavam os representantes da empresa Entre Rios Resíduos que mantém contrato de gestão da UPL iguatemiense, através do Gerente Industrial da empresa – Kalisbalt David Madeiro e o Diretor Técnico Fabiano Arantes.

Neste mês, haverá um seminário ambiental envolvendo todos os municípios do Estado de MS e a convite da Funasa, diversos outros municípios de toda a região centro-oeste do País onde estes municípios estarão conhecendo todo o processo de tratamento de resíduos sólidos e orgânicos utilizado em Iguatemi.

Todo este processo foi possível através de uma parceria entre o município e a empresa Entre Rios Resíduos com um contrato de concessão que acabou com os transtornos e com a agressão ambiental no município de Iguatemi.

“O processo utilizado aqui em Iguatemi é muito moderno e seguro, podendo ser seguido como exemplo para todos os municípios que tenham preocupação com a preservação ambiental. Outro fator positivo é que a separação dos resíduos é muito segura, tanto para os selecionadores quanto para o método de reciclagem e principalmente o de resíduos agroindustriais, também de pneus, resíduos hospitalares, óleo e seus derivados e similares” explicou Kalisbalt.