Chega ao fim o transtorno do Córrego Tarumã com a reconstrução da ponte em Iguatemi.

Publicado em: 04/01/2012 09:09
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Chega ao fim o transtorno causado à motoristas usuários da ponte sobre o Córrego Tarumã, à 18 quilômetros da sede urbana do município na rodovia MS-180 em Iguatemi.

O local que era tratado como “penhasco” pela população que usa diariamente este local como via de acesso à sede urbana devido a sua grande profundidade, recebeu uma série de infraestruturas que acabaram de vez com o perigo e a insegurança durante a passagem nesta ponte.

Nesta terça-feira (03), o secretário de urbanismo, obras e infraestrutura do município de Iguatemi – Marcio Margatto esteve visitando o término da conclusão da obra que foi realizada pelo Governo do Estado através da AGESUL em parceria e por intermédio do município e avaliou o resultado mais que satisfatório dos trabalhos no local.

“É uma grande conquista para a nossa população usuária desta rodovia, pois conhecíamos a situação precária que esta ponte se encontrava e solicitamos junto a Secretaria de Estado de Obras a reconstrução dela junto ao Beto Mariano, onde, prontamente, ele nos enviou o engenheiro Estéffano que detectou a necessidade urgente de substituir toda a estrutura física da ponte, o que foi concretizada hoje com a entrega da obra à nossa população” ressaltou Margatto.

Ele também acompanhou de perto, onde no período de safras, os transtornos ocorridos no transporte, com os caminhões que não conseguiam subir carregado neste local devido a grande inclinação da pista, tendo que ser rebocados por tratores de fazendas vizinhas a esta localidade.

O secretário destacou que a ponte foi elevada em dois metros, o que diminuiu a distância da profundidade da passagem, dando mais conforto e segurança aos que passam por ela. Também foi feito o alargamento da via de acesso e a compactação de cascalhamento num trecho de quase quinhentos metros para que os veículos tenham mais aderência ao solo visando uma melhor tração, mesmo em dias de chuvas.

A antiga estrutura da ponte mantinha uma estrutura totalmente deteriorada, onde há mais de 10 anos não recebia manutenção, com seus pilares em estado de deterioração e seu “taboado” em péssimo estado de conservação. A ponte é muito usada por veículos de grande porte, como caminhões que transportam a produção agrícola, bovina, ônibus escolares e por máquinas agrícolas que trabalham nas propriedades rurais daquela região, algo em torno de 200 propriedades rurais.

Com a reconstrução de mais esta ponte, agora são quatro pontes desta mesma rodovia que é refeita e que suportará o tráfego por mais de dez anos, segundo avaliação da SOSU do município, incluindo a ponte de um dos maiores rios da região, o Maracaí que recebeu uma nova ponte de 30 metros totalmente nova e outras duas ao longo da citada rodovia que é de jurisdição estadual.

O prefeito Zé Roberto comemorou o resultado dos trabalhos e ressaltou a importância do município estar buscando junto ao Governo do Estado as melhorias que a cidade precisa. “Se não irmos buscar estas benfeitorias elas não acontecem de forma a atender as necessidades emergenciais da nossa população, pois somos nós que moramos e conhecemos as nossas verdadeiras necessidades, e com isso somos atendidos e damos todo o suporte necessário para que o Estado nos atenda em nossas reivindicações” comentou o prefeito sobre as obras do Governo Estadual no município.

A ponte já se encontra liberada para o tráfego da população que se desloca para as fazendas da região além do maior assentamento rural da cidade – o Nossa Senhora Auxiliadora, distante 75 km da sede urbana do município.