Pequenos produtores do Assentamento Colorado conheceram produção do frango Semi-caipira em Iguatemi.

Publicado em: 12/12/2011 14:07
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Na última semana a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Colorado realizou uma palestra com o Zootecnista Rafael Arandes Rosa sobre a cultura de criação de frangos semi-caipira.

De acordo com o presidente da entidade – o pequeno produtor rural Jorge Martins Nicola a criação do frango é uma alternativa muito rentável para os assentados do P.A. Colorado, pois hoje o foco é o Leite, porém é preciso diversificar a fonte de trabalho e renda das famílias que vivem neste local. “Precisamos diversificar a nossa fonte de renda aqui no Assentamento Colorado e o frango é uma excelente alternativa por ser um investimento pequeno e com grande rendimento” lembrou o presidente Jorge.

O assentamento Colorado fica 10 km distante da sede urbana do município de Iguatemi e tem uma população estimada em 76 famílias tendo como principal fonte de renda a produção de leite.

Na oportunidade, estiveram presentes os representantes dos outros dois assentamentos do município – Nossa Sra. Auxiliadora na pessoa do Carlinhos Magro, presidente da ASPLANSA – Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Assentamento Nossa Senhor Auxiliadora e Rancho Loma representado pelo senhor Roberto (pop. Ibge).

Carlinhos magro apresentou para as pessoas presentes, todo o processo de produção de leite da sua pequena propriedade e da Associação, se disponibilizando inclusive, a formar um grupo envolvendo os três assentamentos para fortalecer a produção da agricultura familiar dos assentamentos de Iguatemi.

O Zootecnista Rafael salientou que a criação de frango semi-caipira é uma alternativa muito viável para pequenas propriedades, pois é voltada para a agricultura familiar. “Com uma pequena criação é possível se conseguir um maior valor agregado ao produto e maior rentabilidade ao produtor” avaliou o profissional.

O prefeito Zé Roberto acompanhado do secretário municipal de desenvolvimento econômico – Edivaldo Luiz Dutra Vargas e do vereador Edson Barbosa, estiveram presentes na oportunidade e avaliaram a viabilidade deste projeto.

“Daremos total apoio aos projetos da Associação dos pequenos produtores do colorado para que as famílias que aqui vivem possam ter alternativas de renda familiar e com a criação de frangos Semi-caipiras temos a certeza de que é um caminho lucrativo para a agricultura familiar” comentou o prefeito.

A vinda do Zootecnista foi solicitada pelo presidente da Associação do Colorado e atendida prontamente pelo prefeito Zé Roberto. “Gostaria de agradecer ao apoio na vida do Rafael por parte do prefeito Zé Roberto, pois com a apresentação deste trabalho aqui temos certeza de que muitas famílias que hoje só vive do leite poderá encontrar no frango a melhoria da sua qualidade de vida aqui no Assentamento.” disse o presidente Jorge.

Para o secretário Luizinho, a diversificação da produção no assentamento é uma demonstração de que o pequeno produtor rural está empenhado em produzir cada vez mais e melhorar a sua condição de vida. “Estaremos à disposição de todos os produtores neste processo” disse ele.