O Departamento de Vigilância Sanitária de Iguatemi está intensificando os trabalhos de fiscalizações e monitoramentos nos estabelecimentos comerciais e residenciais do município a fim de promover a saúde pública dos munícipes.
Para isso, umas séries de ações foram e estão sendo desenvolvidas, como campanhas vacinações, fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, notificações aos infratores dentre várias outras praticas que tem por objetivo a garantia da qualidade de vida e saúde do cidadão iguatemiense.
No tocante às vacinações, foram vacinados cães e gatos em todos os bairros do município, incluindo a área rural, com postos de vacinação itinerantes para que a abrangência fosse maior, um fato que somou positivamente no resultado final.
As visitações e fiscalizações de terrenos baldios que se encontram sujos por parte dos seus proprietários, os mesmo estão sendo notificados a proceder a limpeza dos seus imóveis a fim de não proliferação de pragas e insetos.
Foram retiradas dezenas de amostras de águas em diferentes pontos do município, onde estas foram encaminhadas para o laboratório de análises de verificação de potabilidade. Também foram distribuídos porções de hipoclorito (cloro) para a população exposta à vulnerabilidade de água imprópria para o consumo humano.
Animais bovinos e eqüinos soltos nas ruas do município foram apreendidos a fim de evitar acidentes, pois eles encontravam-se soltos em ruas de grande fluxo de veículos e assim foram levados para um piquete onde estes animais ficam a disposição de seus proprietários que pagam uma multa para retirá-lo ou caso contrário estes animais são doados para uma entidade filantrópica.
A Vigilância Sanitária procedeu a instauração de inquérito a fim de regularizar a situação das clínicas de odontologia existentes no município.
Outra grande conquista foi no que se refere às farmácias, que em parceria com o Ministério Público, determinou que todos os estabelecimentos farmacêuticos tenha um profissional farmacêutico atendendo os clientes, visando uma maior segurança nas entregas de medicamentos.
O coordenador da VISA de Iguatemi – Paulo do Amaral, destacou que o órgão local é integrante do SNDC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que atua diretamente na defesa dos direitos do consumidor. “Se algum consumidor se sentir lesado deve procurar a Vigilância Sanitária local para que as devidas providências sejam tomadas” finalizou Paulo.
As dúvidas ou denúncias devem ser remetidas ao órgão que fica localizado na avenida Jardelino José Moreira, em frente ao terminal rodoviário ou através do telefone: (67) 3471-2971.