Saúde de Iguatemi realizou primeira semana de Saúde Mental e Seminário de abordagem ao álcool e outras drogas.

Publicado em: 06/12/2011 19:09
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

A secretaria municipal de saúde da prefeitura de Iguatemi através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF realizou a 1ª Semana de Saúde Mental com ênfase em álcool e outras drogas e o 1º Seminário de abordagem ao álcool e outras drogas.

O evento aconteceu iniciou no último dia 28 de novembro no anfiteatro da escola Salvador Nogueira com uma extensa programação e participação dos profissionais da saúde do município.

No primeiro dia, foi feita uma palestra com o tema “O matriciamento em saúde mental” ministrado pela nutricionista Josiane Giaretta; no dia 29 à partir das 14 horas o psicólogo Fábio Henrique Arevalo e Daniely Sorgatto falaram sobre o atendimento aos usuários de álcool e outras drogas na Atenção Básica; já no dia 30, as Assistentes Sociais Gislene Espíndola Martins e Cícera Elaine Ribeiro falaram aos presentes sobre a Promoção dos direitos dos usuários de álcool e drogas.

Para o dia primeiro de dezembro, o tema tratado foi “A utilização de fármacos no tratamento de dependência química”, palestra ministrada pela farmacêutica Jakeline Giaretta Motta e no dia 02 de dezembro foi feito o 1º Seminário de abordagem ao álcool e outras drogas, tema este tratado pelo Dr. Pedro Leopoldo de Araújo.

Este evento encerra a primeira etapa da capacitação das equipes de saúde no município e também visa o inicio de uma intervenção mais efetiva na abordagem aos usuários de álcool e outras drogas.

Para o próximo ano, será buscado uma articulação com outras entidades governamentais ou não, na intenção de trocar experiências e possibilitar parcerias que reforcem as ações de prevenção, abordagem e tratamento da dependência química, principalmente no álcool e nas drogas além de outras químicas.

Durante estes dias do evento, o prefeito José Roberto Felippe Arcoverde e a Secretária municipal de Saúde de Iguatemi – Ivoni Pelegrinelli estiveram presentes acompanhando as palestras e falando sobre a importância do tratamento e acompanhamento de pessoas dependentes químicos. “A recuperação e auxilio à pessoas que tem um vício é tão importante quanto a prevenção à saúde, pois na maioria das vezes estas pessoas não conseguem se livrar do vício por si só e com esta equipe à disposição desta parcela da nossa população com certeza os resultados serão muito satisfatórios” avaliou o prefeito Zé Roberto.

A iniciativa conta com o apoio e participação de diversas entidades do meio, como o A.A (Alcoólicos Anônimos), a Casa de Recuperação do Projeto Vida Nova, o Creas, Comad e Igrejas, além da Prefeitura municipal de Iguatemi através da Secretaria municipal de assistência social.