Feira do Leite concretiza sucesso no cenário estadual, nacional e internacional recebendo milhares de pessoas.

Publicado em: 05/12/2011 23:13
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Quase vinte mil pessoas passaram nos quatro dias de evento da maior feira agropecuária do Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul, segundo a organização da Feira do Leite do território Cone Sul.

Expositores, produtores e comerciantes dos mais diversos segmentos participaram da terceira edição que liquidou um saldo positivo em praticamente todos os estandes do evento.

O pavilhão da Agricultura Familiar recebeu pequenos produtores de todos os municípios da região com a exposição e comercialização dos seus produtos oriundos da agricultura familiar. Animais foram submetidos à julgamento de raça e produção com o torneio leiteiro e o torneio de julgamento de raças com a participação de dezenas de produtores locais e outros vindos das mais diversas cidades do Cone Sul. Empresários, investidores, concessionárias de veículos utilitários e caminhões, de embarcações, maquinários agrícolas, produtores de rações e suplementos para animais venderam seus produtos, tendo destaque para a venda de caminhões, barcos e veículos, o que comprova o potencial da Feira do Leite como oportunidade de bons negócios. Empresários do ramo de construção civil local expuseram moldes e projetos, tendo sucesso com o firmamento de contratos para construção de casas. As barracas da praça de alimentação nunca venderam tanto nas edições anteriores quanto nesta terceira edição deixando os comerciantes com um considerável superávit. O Rodeio da companhia Portera Véia entregou uma moto 0km para o campeão da Festa e prêmios em dinheiro para a prova dos tambores e do Tim Hopping com R$ 7 Mil em prêmios. Shows com artistas nacionais como Milionário e José Rico, Léo e Giba e Barra da Saia arrastaram uma multidão aos espetáculos artísticos que deixou as dependências do recinto Estrela Leilões praticamente intransitáveis.

Também foram feitas palestras, seminários e cursos de processamento artesanal do leite para os pequenos produtores rurais do município e região, além de pequenos produtores do País vizinho – Paraguai, a fim de demonstrar novidades do manejo e melhoria na produção de leiteria visando a fomentação da produção na região que já é considerada como o maior produtor de leite do estado de Mato Grosso do Sul num conjunto de oito municípios pertencentes ao território.

Segundo levantamento da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural - AGRAER, a produção de Leite em Iguatemi é de 15 milhões de litros ao ano com uma rentabilidade financeira líquida de R$ 11 Milhões para os produtores, injetados na economia local.

O maior show da agricultura familiar é idealização do Codeter – Colegiado de Desenvolvimento do Território Cone Sul, do governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) com a realização da Prefeitura de Iguatemi e apoio do Sindicato Rural de Iguatemi e conta com apoio da Seprotur, Famasul, Câmara Municipal de Iguatemi, Sebrae, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura. São parceiros e patrocinadores do evento, várias empresas do município, tendo destaque para empresas como a Construtora Monforte, Itaipu Binacional, Cerveja Colônia dentre várias outras empresas que vêem na Feira uma oportunidade única na região para a expansão dos negócios e produtos.

O sucesso da atividade no município deve-se a dois fatores principais: aperfeiçoamento de técnicas de manejo, por parte dos produtores e investimentos em projetos de fomento, realizados pelo governo do Estado. Em Iguatemi, o leite já se apresenta como a principal economia para a agricultura familiar. Entre os 450 assentados da reforma agrária existentes no município, a produção de leite é a principal fonte financeira de cerca de 85% das famílias.

“Hoje a Feira do Leite é um sucesso graças à participação de toda nossa população que acredita na força deste evento e se estamos fazendo o melhor é porque nossa população merece, Iguatemi merece estar em evidência como a sede da região mais produtora de leite do nosso estado” avaliou o prefeito José Roberto Felippe Arcoverde.

Para o presidente da festa, o secretário municipal de desenvolvimento econômico do município – Edivaldo Luiz Dutra Vargas, esta edição da Feira do Leite, concretizou um marco na história do evento, com um resultado satisfatório para o município bem como para toda a região. “Quem participou pôde conferir que a Feira do Leite fás jus ao seu slogan – Um balde cheio de oportunidades, pois temos casos de empresários que tiveram excelentes negócios realizados durante a Feira e que já confirmaram participação nas próximas edições” comentou Luizinho.

Durante a Feira do Leite, o prefeito Zé Roberto apresentou as novas conquistas mais recente para as famílias produtoras rurais tradicionais do assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, o maior do município, um caminhão Mercedes 0km que será utilizado para o transporte da produção diária do leite naquela localidade e ainda a aquisição de 11 novos resfriadores de Leite que servirão para manter a qualidade da produção no Assentamento.

Informações da Associação Comercial avaliam que cerca de Um milhão de reais giram na cidade neste período, o que faz que o comércio tenha um grande e significativo aquecimento.

“batemos recorde de público e participação de produtores e empresários” finalizou o prefeito Zé Roberto.