Saúde realizou campanha de atendimentos preventivos no domingo em Iguatemi.

Publicado em: 21/11/2011 13:21
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.
Saúde realizou campanha de atendimentos preventivos no domingo em Iguatemi.

A Secretaria municipal de saúde de Iguatemi iniciou no último domingo (20) em Iguatemi, a Campanha de coleta de preventivos de câncer de colo uterino e de exames clínicos de mama.

Segundo a secretária de saúde – Ivoni Pelegrinelli, os atendimentos foram realizados no domingo devido ao fato de que muitas mulheres não podem comparecer às unidades de saúde durante os dias de semana, ficando assim, impossibilitadas de realizar estes importantes exames.

Todos os postos de saúde do município atenderam das sete horas da manhã às dezessete horas com a intensificação de atendimentos nos ESF’s – Estratégia Saúde da Familia.

Atenderam nesta etapa, os Postos de saúde da Vila Nova – coordenado pela enfermeira Vanusa, a unidade da Vila Rosa coordenado pela enfermeira Rejane, da Vila Operária coordenado pela Enfermeira – Aline e os atendimentos realizados na área rural que é coordenado pela enfermeira – Julimara.

A campanha continua em todo o município, nas três unidades de saúde das microrregiões do município (Vilas Nova, Operária e Rosa) em horário normal durante esta semana.

“É um trabalho muito árduo, mas com o apoio da secretaria de saúde e das equipes dos ESF’s acaba sendo muito compensador em sabermos que estamos realizando a prevenção e evitando assim a mortalidade de muitas mulheres em nosso município que poderiam morrer de câncer de mama ou de câncer de colo de útero” avaliou a coordenadora dos programas no município – enfermeira Maria Olavinda.

Os exames são feitos por enfermeiras capacitadas em cada área, sendo que as mulheres são atendidas em seus respectivos postos de atendimentos da sua região.

Somente neste domingo, foram colhidos 123 (cento e vinte e três) exames preventivos de colo uterino e 98 (noventa e oito) exames de câncer de mama, margem considerada positiva.

A campanha se encerra no próximo dia 28 deste mês em Iguatemi com o sorteio de prêmios às mulheres que realizarem os exames em todos os Postos.