Gestantes de Iguatemi agora tem clínica própria para acompanhamento da gestação.

Publicado em: 09/11/2011 16:33
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

A Prefeitura de Iguatemi através da secretaria municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (08), os trabalhos de atendimentos no mais novo centro clínico da gestante e do bebê.

Cerca de vinte futuras mamães estiveram presente à convite do prefeito Zé Roberto, para conhecer os trabalhos que serão oferecidos na Casa da Gestante e na Clínica Odontológica do Bebê.

Segundo as informações da enfermeira Larissa que atenderá e coordenará os trabalhos na Casa da gestante, o local será de fato a “Casa da gestante”, com trabalhos voltados especificamente para a mamãe e o bebê.

Os atendimentos na Casa da gestante serão feitos de segunda à sexta-feira à partir das 13 horas, onde serão promovidos oficinas com a confecção de artesanatos pela Casa do Artesão, palestras de orientação e o compartilhamento de informações entre as equipes de saúde e a gestante para que se tenha um acompanhamento detalhado de cada gravidez até o nascimento. Para este trabalho, foi designada pela secretaria de Saúde, uma equipe especializada neste tipo de trabalho, como uma médica ginecologista e obstétrica – Dra. Alessandra Prado, enfermeiras, a equipe do Núcleo de apoio à saúde da família – NASF, Fisioterapêuta, Nutricionista e Psicólogo.

As gestantes que participarem ativamente das consultas de pré-natal e das oficinas, receberão toda semana, um kit de fraudas e no final do pré-natal outro kit contendo contendo roupas para bebê, fraudas e outros utensílios indispensáveis para o recém nascido.

A médica da Casa – Dra. Alessandra Prado Terra falou da importância da frequência assídua das gestantes aos trabalhos e atendimentos que serão feitos no local. “No postinho, atendemos de uma forma clínica, com pouco tempo para analisar a gravidez, mas aqui na Casa da Gestante vamos melhorar a qualidade do pré-natal de vocês para que todas tenham condições humanas de receber um atendimento digno” disse a doutora.

No mesmo local funcionará a Clínica Odontológica do Bebê, algo inédito em Iguatemi, com um brilhante trabalho que será oferecido pela prefeitura municipal.

A clínica atuará, em conjunto com a Casa da Gestante, no acompanhamento, orientação e atendimentos bucais, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Para este trabalho, foi disponibilizado pela secretaria municipal de saúde, dois Odontologistas – A Dra. Patrícia Margatto e o Dr. Thiago através do Programa “Zero Cárie” com as gestantes à partir do quarto ao sexto mês e com a criança após o nascimento. “Gestante não pode sentir dores e por isso estamos aqui à disposição de todas vocês para garantir que as suas gestações sejam as mais tranquilas possíveis” avaliou a dentista.

Para a coordenadora dos programas de saúde do município – a enfermeira Olavinda, o pré-natal é algo mais que importante e indispensável para as gestantes, inclusive para os seus maridos. “A partir do ano que vem, os homens também terão que fazer o pré-natal, com a realização de exames e acompanhamento médico, tudo para garantir que a criança tenha um nascimento saudável, tanto para ela quanto para a mãe” lembrou a enfermeira.

A secretária de saúde falou da felicidade em estar realizando um sonho que é esta clínica para as mamães de Iguatemi. “É um sonho que se torna realidade. Este local é pra vocês, é uma conquista pensada para todas, por isso aproveitem o máximo possível de tudo de bom que será feito pra vocês aqui” lembrou emocionada a Secretária de saúde – Ivoni Pelegrinelli.

O prefeito falou com as mamães presentes, dizendo da felicidade em estar entregando para elas esta grande conquista. “Agora sim vocês tem um lugar próprio e digno para serem atendidas. Esta conquista é de vocês e para seus filhos, onde vocês terão a oportunidade de ter uma gestação digna, independente do poder aquisitivo de cada uma. Quero pedir que vocês aproveitem ao máximo tudo o que será feito pra vocês aqui” finalizou o prefeito Zé Roberto.

Ao término da entrega, a gestante Patrícia de Oliveira Fernandes declarou as vantagens para ela em usar dos atendimentos do local: “Tem bastante gente, assim como eu que vai ter o seu primeiro filho, sem experiência nenhuma de como lidar com a gravidez e agora com esta clínica para nós gestantes ficarei mais tranqüila e confiante de que meu filho nascerá saudável e eu bem orientada” disse ela.