Cães e Gatos são vacinados contra a raiva em Iguatemi.

Publicado em: 09/11/2011 14:37
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi com informações da Vigilância Sanitária.
Cães e Gatos são vacinados contra a raiva em Iguatemi.

A Secretaria municipal de Saúde de Iguatemi através do Centro de Controle de zoonoses da Vigilância Sanitária do município iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a raiva canina – a Antirrábica.

A meta da VISA é de vacinar todos os animais caninos e felinos do município, com ações itinerantes em pontos estratégicos da cidade.

Os trabalhos foram iniciados pelo bairro São Sebastião, seguido pelo Quedas D’água nesta quarta-feira (09) e terá andamento durante toda a semana e na quarta-feira da próxima semana.

A Raiva é uma doença infecciosa aguda que acomete mamíferos (homens e animais), causada por um vírus que se multiplica e se propaga - via nervos periféricos - até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica.

O prognóstico é fatal em todos os casos e representa um sério problema de saúde pública. A doença expõe grande número de pessoas e animais ao risco de contaminação e os custos necessários para o seu controle ou erradicação são elevados.

Como o cão é a principal fonte de infecção para o homem, é importante conhecer os principais sintomas da raiva canina.

O cão, depois de ser mordido por um animal raivoso, desenvolve a doença num período de 21 dias a 2 meses, em média. Existem 2 formas de raiva canina: a furiosa e a paralítica, dependendo da predominância de uns ou de outros sintomas. A forma furiosa caracteriza-se por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido bitonal, posteriormente paralisia, coma e morte. Na forma paralítica, ao contrário da furiosa, não há inquietação ou tendência ao ataque, o cão tende a se isolar e se esconder em locais escuros. Apresenta paralisia de patas traseiras, que progride e o leva à morte. A duração da doença é de 3 a 7 dias.

Uma vez instalada a doença não há tratamento específico, e a letalidade é de 100%. O tratamento paliativo visa minimizar o sofrimento do paciente.

O prefeito municipal – José Roberto Felippe Arcoverde destacou a importância da população estar levando os seus animais para serem vacinados contra esta grave doença que além dos animais, podem infectar humanos e se alastrar entre a população exposta à ela.

Medidas de controle

1. Tratamento preventivo
  2. Vacinação de cães e gatos anualmente
  3. Captura dos cães errantes, responsáveis pela transmissão da raiva ao cão doméstico e ao homem
  4. Diagnóstico laboratorial dos casos suspeitos
  5. Vigilância Epidemiológica
  6. Orientação educacional para a população em geral, a fim de esclarecer sobre o perigo da doença e seu modo de transmissão. Evitar aproximação de animais estranhos, evitar tocar em animais feridos e não perturbá-los quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo.

As informações de pontos de vacinação estão sendo divulgadas em som volante em cada área a ser feito os trabalhos e na rádio Boa Nova FM – 106,9 durante todos os dias da campanha.