Erva Mate é tema de Seminário realizado em Iguatemi.

Publicado em: 20/10/2011 13:00
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi – Com informações da SDEC.
Erva Mate é tema de Seminário realizado em Iguatemi.

Aconteceu nesta quarta-feira (19) em Iguatemi, o Seminário Regional da Erva Mate, uma realização da AGRAER/MS e a Prefeitura Municipal de Iguatemi. O Evento que iniciou às 09 h da manhã, contou com a presença do Prefeito Municipal Jose Roberto Felippe Arcoverde, Sr Daniel Mamedio – Coordenador Regional da Agraer, Edivaldo Luiz Dutra Vargas – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Moreira Batista, coordenador local da AGRAER/MS, palestrantes, Sr. Paulo Benites, empresário no ramo da Erva Mate, Professora Neuza Hucker, da Universidade Federal do Estado do Paraná e o Engº Agrônomo Arthur Francisco Marques do INCRA/MS – Setor do meio ambiente, além de produtores rurais dos Municípios que compões o Território do Cone Sul: Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Itaquirai e Navirai além de empresários do ramo da Erva Mate de Iguatemi e Região.

O Secretario Edivaldo Luiz, deu as boas vindas a todos e ao final, disse que sem duvida nenhuma o Seminário apresentou propostas de avanços e que, com a parceria Produtor, Estado e Município, muito ainda irá ser feito por esta cadeia produtiva, que irá alavancar ainda mais a economia não só dos Municípios, mas de todos os  interessados em implantar mais esta fonte de renda familiar.

O Prefeito Jose Roberto fez uma ampla explanação da sua administração e a sua preocupação em levar a todos os produtores, mecanismos que possam fazer aumentar as suas potencialidades em todos os setores, mas, para que isso aconteça é necessário uma união dos produtores, que em parceria com o poder publico que está aqui  para apoiar e desenvolver projetos que venham de encontro com as necessidades de cada um, e a cultura da Erva Mate, que inclusive está em nossas raízes, fazendo com que Iguatemi seja considerada a “Capital da Erva Mate” com certeza, será apoiada pela administração através dessa parceria que vem dando certo e com resultados positivos, ao final agradeceu a todos os participantes e aos palestrantes.

Daniel Mamedio disse em suas palavras a importância da parceria entre o Estado através da Agraer e a Prefeitura Municipal, e que o Seminário é uma forma de unir as pessoas em torno de um bem comum, que é o de promover a geração de emprego e renda e que a erva mate, uma tradição em Iguatemi e Região e que o Estado será sempre parceiro para todas as etapas que visa o desenvolvimento de toda a região.

O Presidente da Associação das indústrias de erva mate Paulo Benites fez uma palestra sobre a produção e comercialização da Erva Mate, numa explanação bem sucinta e sobre a viabilidade da cultura da erva mate, sendo esta uma cultura na sua empresa e na sua família, que é tradicional no ramo.

A Professora Neuza Hucker, com toda a sua experiência e competência fez uma ampla e proveitosa palestra sobre todas as fases da produção até a comercialização dos produtos, sobre a viabilidade da Erva Mate e, com certeza, trouxe uma experiência extraordinária a todos.

Ao final do dia de palestras no Seminário, Arthur Francisco, explanou sobre a experiência que se fez no Assentamento Itamaraty sobre a recuperação de áreas degradadas e que é de extrema importância a recuperação, conciliando com o plantio de culturas, e que com a Erva Mate também é possível essa recuperação.

Participaram do seminário, cerca de 150 pequenos produtores a fim de conhecer as formas de cultivo e produção do produto.