Agraer realizou dia de campo com os pequenos produtores no assentamento Auxiliadora.

Publicado em: 24/09/2011 11:35
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Iguatemi

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER em parceria com a Prefeitura de Iguatemi realizou no último dia 20 de setembro no lote do senhor Juarez no assentamento nossa senhora Auxiliadora, distante 75km da sede urbana do município, um “Dia de campo de Feno”.

Participaram do evento, cerca de 60 pessoas, entre elas, produtores dos assentamentos Colorado, Rancho Loma além dos pequenos produtores tradicionais de Iguatemi.

O tema tratado foi o processo de produção do Feno, ensinando os participantes à produzirem o alimento bovino, que proporciona a melhoria na qualidade de alimentação do bovino, aumentando ainda a produção do Leite, servindo ainda como suplemento na alimentação dos animais na ante safra.

Também foi parceira desta iniciativa, a Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, entidade esta que tem sido destaque na gestão de cursos e apoio ao pequeno produtor no assentamento.

Para o técnico agropecuário – Weslley Torres Vieira, profissional que atende através do convênio entre o município e a Agraer no Assentamento, destacou a importância do conhecimento de produção do Fêno aos ruralistas. “O feno, nada mais é do que uma gramínea ou leguminosa no qual passa por um processo de desidratação tornando-se assim uma alternativa de alimentação. Outra vantagem é que sua produção é de baixo custo e que necessita de pouca mão-de-obra” ressaltou.

O pequeno produtor de leite e presidente da Asplansa – Carlinhos “Magro” lembrou da importância da busca por alternativas que garantem não só o aumento na produção leiteira, mas também a alimentação dos animais durante o período de ante safra. “Com a realização do Dia de Campo, nossos colegas pequenos produtores agora estão preparados para melhorar seus rendimentos e alimentarem com qualidade seuS animais” lembrou ele.

O coordenador da Agraer local destacou a importância dos vários trabalhos oferecidos através do convênio aos produtores rurais no município e que estão amparando praticamente todas as propriedades na busca pela melhoria da qualidade de vida no campo.