Curso de Designer em tecidos forma profissionais em Iguatemi.

Publicado em: 24/08/2011 14:14
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Iguatemi
Curso de Designer em tecidos forma profissionais em Iguatemi.

Encerrou na última semana, o curso de designer gráfico em tecidos oferecido pela secretaria eficiente – SEBRAE, Sindicato Rural em parceria com Senar e Prefeitura de Iguatemi.

Vinte pessoas participaram na maioria mulheres entre 20 e 55 anos que aprenderam através da capacitação de educadores do Senar, a transformar situações do cotidiano em arte em tecidos e assessórios.

A coordenadora de cultura do município – Rosana Mantovani explicou que na primeira fase do curso as aprendizas realizaram pesquisa de campo e colocaram no papel uma situação que identificasse a cidade em que viviam e que representasse a figura representativa deste local, tudo manualmente e que logo após foi criado por designers para criação dos protótipos, vindo em seguida a serem desenvolvidas e produzidas as peças finais.

O resultado final desta etapa do trabalho foi surpreendente com a produção da linha batizada de “Primeiro Passo” e peças muito bem produzidas e que poderá vir a gerar renda para aquelas pessoas que foram capacitadas. Os temas que foram destaque no curso foram: Cavalgada – Árvore do Ipê e frutas Nativas (Guavirá).

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde (PSDB) esteve presente no encerramento acompanhado da primeira dama Sandra Arcoverde e do presidente do Sindicato Rural. Na oportunidade, as participantes fizeram uma reivindicação ao prefeito no sentido de que o município apoiasse este trabalho com a aquisição de máquinas de costura para a confecção dos trabalhos. O prefeito Zé Roberto, em uma declaração que surpreendeu a todos os presentes disse: “As 55 maquinas de costura industrial acabaram de ser compradas e estaremos destinando a cada associação de mulheres onze máquinas, sendo as Associações das Mulheres do Assentamento Auxiliadora, Rancho Loma, Colorado e daqui da vila São Sebastião” disse o prefeito aos aplausos de todos os presentes.

A aprendiza Maria Aparecida Viana da Silva achou ótimo o curso, pois não é difícil de aprender e que poderá até mesmo ganhar dinheiro com o próprio trabalho. “Estou muito feliz com o que aprendi aqui e com certeza participarei de outros cursos, pois o aprendizado nunca é demais e com o apoio do prefeito na doação destas máquinas de costura com certeza teremos condições de trabalho” lembrou Maria.

Os cursos de capacitação e qualificação já é uma marca da administração do atual prefeito, pois conforme ele destacou: “O primeiro passo para qualquer município que queira se desenvolver é a capacitação de sua população para o mercado de trabalho e ao longo de toda nossa administração temos proporcionado o maior número possível de cursos pra nossa gente” finalizou o prefeito Zé Roberto.