Servidores do Hospital Universitário de Dourados entram em greve e municípios não podem encaminhar pacientes

Publicado em: 12/08/2011 13:18
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura municipal de Iguatemi.

A Secretaria municipal de Saúde da grande Dourados enviou ofício circular a todos os municípios, incluindo Iguatemi, que encaminham pacientes para atendimentos de saúde em seu centro clínico informando sobre o início de uma greve de seus servidores.

O Hospital Universitário de Dourados é um estabelecimento de Saúde Federal que atende cerca de 33 (trinta e três municípios) da nossa macrorregião com atendimentos de urgência e emergência em Ginecologia e obstetrícia, internações e enfermaria pediátrica, internação em unidade de terapia intensiva (UTI – pediátrica e neonatal) além de  Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal que com a Greve deflagrada o seu funcionamento normal ficou imprescindível para a complementação da rede de atenção à saúde hospitalar.

Com este fato, os encaminhamentos de vários municípios, incluindo Iguatemi encontram-se restrito, uma vez que as chamadas “Vaga-Zero” são restritas a casos de extrema urgência com risco de morte do paciente.

A secretária de saúde de Iguatemi – Ivoni pelegrinelli informou que aquelas pessoas que tiverem dúvidas sobre os serviços que estão disponíveis e a posição do município quanto a esta situação, os mesmos devem procurar a central de regulação que fica situada no Pronto Atendimento Municipal - PAM.

“Estamos na mesma situação que trinta e três municípios e estamos fazendo o possível para atender a demanda de encaminhamentos. No momento o que podemos dizer é que os casos de extrema urgência, naqueles em que o paciente corre sérios riscos de vida, estamos encaminhando para o Hospital da Vida que é a nossa única alternativa” disse a Secretária de Saúde.