Prefeito e Presidente da Câmara visita novas instalações da Usina de Reciclagem do Lixo de Iguatemi.

Publicado em: 09/08/2011 17:59
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura municipal de Iguatemi.

Acompanhado do presidente da câmara – vereador Jesus Milane de Santana e dos secretários Luizinho (Meio ambiente e Desenv. Econômico) e Agnaldo dos Santos (Social), o prefeito de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde (PSDB) visitou as novas dependências da Usina de Processamento de Lixo (UPL) do município na última sexta-feira (05).

Eles foram conferir de perto toda a nova estrutura que foi montada no local através da empresa Entre Rios que venceu a licitação para fazer todo o processo de separação, reciclagem e compostagem do lixo urbano do município e que está gerando empregos diretos para os iguatemienses.

De acordo com o prefeito, este modelo de Usina é inédito no estado e Iguatemi foi uma das primeiras a ser contemplada com ela.

Conforme as palavras do Secretário de Obras do município, o compromisso da administração municipal é de somente coletar o lixo e entregar na Usina 04 vezes diariamente, o que gera economia de recursos, a qualidade e agilidade nas coletas.

O processo inovador deste modelo de usina tem a função de desidratar e semi-esterilizar o lixo retirando totalmente o seu odor, permitindo um processo de seleção salubre e confortável para os selecionadores, e ainda elimina por completo o chorrume, líquido produzido pelo lixo, altamente poluente e vilão do todo o processo desde a coleta até o aterro sanitário. Os equipamentos da usina desenvolvidos realizam de forma distinta o tratamento do lixo orgânico, do lixo reciclável ou reaproveitável e seu excedente transformado em adubo orgânico.

O prefeito Zé Roberto acredita que com a implantação deste novo método de reciclagem, poderá se preservar e usar com racionalidade os recursos naturais e ainda eliminar as áreas que eram agredidas com os aterros e lixões além de garantir a saúde dos trabalhadores e ainda a dignidade social da população.

Conforme informações da administração municipal, a empresa investiu um grande montante financeiro no local onde o município ampliou e melhorou a estrutura do local com a construção de barracões em pré-moldados e calçadões.

Para o presidente da Câmara a Usina é uma demonstração de desenvolvimento e progresso para a cidade. “O prefeito está de parabéns pela implantação da reciclagem e isso demonstra a preocupação com o a melhora da qualidade de vida da nossa população” afirmou o vereador Jesus Milane de Santana que destacou ainda que a câmara de Iguatemi tem dado o suporte legal necessário para os projetos do município que promovem o desenvolvimento local.