Projeto Rondon chega à cidade de Iguatemi

Publicado em: 15/07/2011 11:19
Fonte/Agência: Ellen Rocha – Acadêmica de Jornalismo Universidade Anhanguera Uniderp
Projeto Rondon chega à cidade de Iguatemi

A comunidade de Iguatemi recebe o projeto Rondon durante duas semanas no mês de julho. O projeto tem como princípio integrar a comunidade e criar uma consciência humanizada de futuros profissionais e dirigentes. Neste ano, a população de Iguatemi terá o auxílio de acadêmicos de áreas médicas e meio ambiente.

Os acadêmicos voluntários são dos cursos de medicina, medicina veterinária, odontologia, enfermagem, engenharia ambiental, biologia, zootecnia e jornalismo. A prefeitura municipal, englobando suas secretárias, auxilia os acadêmicos das universidades Anhanguera / Uniderp, UFMS, UFGD e ainda do CREA Junior MS, com condições necessárias para o trabalho junto à comunidade.

As atividades são realizadas nos períodos matutino e vespertino e se necessário, também no período noturno. Durante todo o projeto, os jovens podem vivenciar realidades que os ajudem a ver o mundo de uma maneira menos egoísta e mais humanizada. Em cada área, eles têm a preocupação de não apenas auxiliar com a ajuda técnica, mas sim levar carinho e atenção aos que mais necessitam.

Para os acadêmicos de enfermagem da Universidade Anhanguera Uniderp, a experiência alia a teoria das salas de aula com a prática da profissão, tornando visíveis as principais necessidades da saúde atual. “Participar do Projeto Rondon possibilita uma visão mais ampla da realidade da saúde pública de nosso País, afirma o acadêmico Dilher Cezar Rodrigues.

Edivaldo Luiz Dutra Vargas, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, afirma a necessidade de Projetos que integram sociedade, administração e corpo acadêmico. “As atividades com a comunidade integram as secretárias e a administração da população, fazendo com que as ações venham de encontro com as necessidades do município. Isso sem contar a troca de experiências entre acadêmicos e comunidade”, finaliza o secretário.

O Projeto Rondon inclui ações didáticas e práticas, durante os dias em exercício. As ações tiveram início no dia 10 de julho com a abertura oficial e segue até o dia 22 do mesmo mês. A cobertura do projeto bem como a divulgação fica por conta dos acadêmicos de jornalismo das Universidades Anhanguera Uniderp e UFMS.