5ª Cavalgada de Iguatemi foi a maior já realizada no município.

Publicado em: 25/05/2011 12:38
Fonte/Agência: Anailton Batista - Assessor de comunicação
5ª Cavalgada de Iguatemi foi a maior já realizada no município.

Iguatemi está se tornando um dos roteiros mais procurados pelos turistas da região do Conesul, além do Paraná e Paraguai. Prova disso é o sucesso de participações obtidas nos vários eventos realizados no município, como a 5ª edição da Cavalgada do Sindicato Rural de Iguatemi. Participaram do evento, várias comitivas de várias cidades vizinhas (Paranhos, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, além do Paraná e Paraguai).

Nesta edição, 516 cavaleiros e amazonas participaram e exibiram belos animais ao longo de todo o trecho do percurso do evento. “A Cavalgada do Sindicato Rural de Iguatemi, assim como vários outros eventos, já virou tradição em nossa cidade e a cada edição fica ainda melhor” lembrou o prefeito do município – José Roberto Felippe Arcoverde (PSDB).

Crianças, jovens, adultos e o pessoal da melhor idade participaram deste encontro campeiro que ao longo de quase 20 (vinte) quilômetros cavalgaram num estilo rústico em um ambiente diferente do dia a dia de cada um. Os participantes passaram por lindas paisagens rurais, vindo a parar na sede da fazenda Saturno, onde uma grande estrutura estava preparada para receber os cavaleiros com um delicioso almoço e um grande bailão, tudo sob o acompanhamento da coordenação do evento. “É lindo! É a primeira vez que participo e gostei muito. A partir de agora virei freqüentador das próximas edições da Cavalgada” comentou o cavaleiro Guilherme.

O evento é uma idealização do então presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, hoje prefeito do município de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde que destacou: “Em 2007, com a idéia de fomentar a cultura campeira em nosso município nós enquanto presidente do Sindicato Rural, naquela ocasião procuramos fazer uma festa para se tornar tradicional e envolvendo a família toda, não somente para a classe ruralista e campeira mas para todas as classes e idades e optamos por criar a cavalgada, visto que a nossa região possui várias famílias que ainda mantém viva a tradição do carro de boi, carroças, enfim o trabalho campeiro, além de que a cavalgada junta o peão com o patrão, as crianças com os adultos e ainda a melhor idade, ou seja, agrada a todos os gostos e idades” disse o prefeito Zé Roberto.

A Cavalgada é um evento realizado pelo Sindicato Rural Patronal de Iguatemi, sob a presidência do produtor rural Márcio Margatto que destacou: “A direção do Sindicato está muito satisfeita e feliz com o resultado da cavalgada de Iguatemi que vem crescendo a cada dia. Na primeira edição, em 2007, o Sindicato bancou a festa sem o apoio de qualquer órgão público e hoje graças a Deus temos o total apoio da administração municipal e de vários outros membros da comunidade iguatemiense, o que concretiza como um evento de sucesso através destas parcerias” disse Margatto.

OUTRAS EDIÇÕES:

Segundo as informações do SRI, o aumento gradativo de participantes é o resultado de uma organização e atrativos bem preparados. Nas 5 edições, houve um aumento de 450%, sendo nas seguintes ordens: 120 na primeira, 200 na segunda, 310 na terceira, 420 na quarta e 516 nesta quinta edição.

O evento acontece em maio de cada ano e está cada vez melhor, ficando assim, todos convidados a participar das próximas edições.

O prefeito Zé Roberto, acompanhado da primeira dama Sandra Arcoverde e dos seus filhos, percorreram todo o percurso do evento em cima dos seus cavalos. O presidente da câmara de Iguatemi, vereador Jesus Milane de Santana, além de várias outras autoridades também estiveram presente, sendo que montado somente o vereador Edson Barbosa (PSDB). acompanharam a Cavalgada: Presidente da Câmara de Japorã – Gil Perin e o prefeito Rubão, o Vice-prefeito de Paranhos Alfredinho, e o vereadores Mano também prestigiou a festa.