Iguatemi está incluído nas ações de qualificações do Ministério do Trabalho e Emprego de MS.

Publicado em: 14/05/2011 13:39
Fonte/Agência: Assessoria, com informações do portal Mídiamax e Gov. do Estado.

Na próxima segunda-feira (16), às 14 horas, no auditório da Governadoria, serão lançadas ações de qualificação social e profissional em Mato Grosso do Sul. São ações do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ Sucroalcooleiro) e do Plano Territorial de Qualificação (PlanteQ/MS). O evento conta com a presença do representante do Ministro do Trabalho e Emprego.

As ações de qualificação social e profissional são fundamentais para fazer frente aos novos desafios de crescimento econômico do Estado, principalmente por Mato Grosso do Sul viver um ciclo virtuoso de desenvolvimento, em face de suas políticas de incentivos e diversificação da base econômica, destacando-se como um dos principais Estados brasileiros na geração de empregos.

PLANSEQ SUCROALCOOLEIRO

Devido à expansão acelerada do setor sucroenergético, foram identificadas e encaminhadas ao MTE as demandas de qualificação profissional, propondo o Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ Sucroalcooleiro, para atender 897 trabalhadores, a ser desenvolvido em 16 municípios do Estado, com um investimento de R$ 782.184,00.

O Plano tem como objetivo qualificar trabalhadores oriundos do setor sucroalcooleiro, como desempregados que buscam entrar ou retornar à cadeia produtiva da cana-de-açúcar ou empregados que perderão seus postos de trabalho, devido a mecanização da colheita e vão necessitar de qualificação para permanecer no setor.

Do total da meta, serão destinados 70% das vagas aos trabalhadores de empresas afetadas por processos de modernização tecnológica e outras formas de reestruturação produtiva; 30% para trabalhadores desempregados e 10% aos portadores de deficiência não impeditiva ao exercício da atividade laboral. No que se refere ao público desempregado, terão prioridade os trabalhadores cadastrados no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio dos Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (CIATS).

Serão atendidos 565 trabalhadores na área industrial e 330 na área agrícola, por meio de cursos de qualificação profissional, com uma carga horária de 200 horas/aula - sendo 40 horas destinadas a conteúdos de cidadania e 160 horas a conhecimentos específicos, cuja execução será de responsabilidade do Instituto de Ensino Afonso Linares Prado (Sealp), contratado pelo MTE para o desenvolvimento das ações em Mato Grosso  do Sul.

Serão contemplados os municípios de Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Navirai, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Vicentina.

PLANTEQ/ MS

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul mantém convênio com o MTE para desenvolver a Política Pública do Trabalho que compreende as ações de qualificação profissional, intermediação de mão-de-obra, seguro desemprego, trabalho e renda visando prestar atendimento aos trabalhadores e empregadores, fazendo a convergência entre a demanda e a oferta.

Assim o Plano Territorial de Qualificação (PlanteQ/MS) tem como objetivo promover a qualificação profissional aos trabalhadores acima de 16 anos, cujas demandas foram encaminhadas pelas Comissões Municipais e homologadas na Comissão Estadual de Emprego, sendo deliberado o atendimento a 16 municípios abrangendo as 9 sub-regiões do Estado, com uma meta de 825 trabalhadores.

Os cursos terão uma carga horária de 200 horas, sendo 40 horas destinadas a conteúdos de cidadania e 160 horas de conhecimentos específicos, atendendo aos setores da construção civil, beleza, alimentação, hotelaria e turismo, indústria, vestuário e serviços. Foram selecionadas para realizar a execução as entidades: Instituto Delta de Educação, Instituto de Ensino Afonso Linares Prado (Sealp) e Instituto Semear de Educação Profissional de Mato Grosso do Sul.

Os municípios contemplados são: Aquidauana, Miranda, Selvíria, Três Lagoas, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Iguatemi, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina e Antonio João.