Governo do Estado irá retomar projeto de pavimentação da MS 180

Publicado em: 28/03/2011 09:15
Fonte/Agência: Anailton Batista - com informações do Correio do Estado
Governo do Estado irá retomar projeto de pavimentação da MS 180

Tirada do projeto inicial de financiamento do Banco Mundial (BIRD) após a polêmica envolvendo uma aldeia indígena em Juti, a pavimentação da MS-180, que liga Iguatemi a Juti, deve ser retomada com recursos do próprio Governo estadual.

A obra se encontra licenciada desde setembro de 2010 e, em abril, deve ser reavaliada pelo Governo juntamente com os demais projetos para os próximos quatro anos. A pavimentação da MS-180 tem custo estimado de R$ 100 milhões, que não podem sair do caixa do Governo federal nem do montante de US$ 300 milhões emprestados pelo Banco Mundial.

O contrato com o BIRD, aprovado em maio de 2010, é de US$ 375 milhões, sendo US$ 75 milhões de contrapartida do Governo estadual. Segundo o banco, o contrato objetiva melhorar a rede viária estadual com a reabilitação e pavimentação de 1,2 mil quilômetros de rodovias. O prazo para execução das obras é de cinco anos de acordo com a Agência Estadual de Gestão de Empreendimento (Agesul).

Na semana passada, o prefeito de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde (Zé Roberto-PSDB) esteve no gabinete dos deputados federais Edson Giroto (PR) e Reinaldo Azambuja (PSDB), onde, na oportunidade Zé Roberto cobrou dos Federais a viabilização de recursos para a pavimentação desta rodovia que irá colocar o município na rota do desenvolvimento.

“A pavimentação desta rodovia é um antigo sonho da população iguatemiense, ela irá beneficiar não só o nosso município de Iguatemi, mas também todos os municípios da região. É uma obra muito significativa para a região, pois, considerando que além de proporcionar o encurtamento do caminho até a capital do estado e os grandes centros irá transformar Iguatemi em um dos municípios mais propícios a atrair indústrias geradoras de emprego para a região do Conesul” comentou o prefeito.

MS FORTE

A pavimentação da MS 180 está incluída nas obras do maior programa de desenvolvimento do Estado – o MS Forte que prevê o asfaltamento de todo o trecho que liga Iguatemi à Juti. “Estive conversando com o Governador do Estado – André Puccinelli e foi animador pois só pelo fato de estarmos incluídos no MS Forte já nos dá um respaldo junto às nossas lideranças na Assembléia e na Governadoria” finalizou o prefeito Zé Roberto.