CPI INOCENTA PREFEITO ZÉ ROBERTO E DESBANCA ACUSAÇÕES.

Publicado em: 20/01/2011 10:53
Fonte/Agência: Anailton Batista
CPI INOCENTA PREFEITO ZÉ ROBERTO E DESBANCA ACUSAÇÕES.

Após 11(onze) Horas de trabalhos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada pelos Vereadores Edson Barbosa – Presidente, Élina Cáceres – Relatora e Valdemar Souza Cruz – Membro, instaurada para apurar irregularidades apontadas na Ação Popular impetrada pelo ex-taxista Domingos Gonçalves, foi contrária à cassação do mandato do prefeito municipal José Roberto Felippe Arcoverde (PSDB) com o total de 6 (seis) vereadores contrários contra 3 (três) favoráveis ao fim do mandato de Zé Roberto. No início da sessão extraordinária, após a abertura dos trabalhos conduzidos pelo presidente do Legislativo – Vereador Jesus Milane de Santana foi feita a leitura do relatório processante que apontou todas as acusações feitas pelo ex-taxista, seguindo logo após para o relatório da defesa do Prefeito que foi feita pelo Procurador Jurídico de Zé Roberto – Advogado Naudir de Brito Miranda, que relatou por quase duas horas, todas as inverdades apontadas no relatório da acusação, citando até, que boa parte do texto, foi baseada em plágio por parte da acusação “como pode um relatório de uma acusação tão séria, ser feito com parte do texto de um trabalho de uma estudante de direito...”. O pronunciamento de Naudir foi baseado em contradição comprovada de todas as denuncias apontadas pela acusação e fez com que a maioria dos membros do Legislativo optasse por voto contrário à cassação do mandato do Prefeito.

MANIFESTAÇÕES:

A oposição, declarada por parceiros políticos do vice-prefeito, prometia levar a frente da sede do Legislativo Municipal, uma grande quantidade de manifestantes que, acabou tendo um pequeno comparecimento, sendo a maioria em apoio ao prefeito Zé Roberto. Foram várias as faixas afixadas por instituições da comunidade (associações, sindicatos, assentamentos e clubes) declarando apoio ao prefeito municipal, no entanto, a oposição teve somente 01 (uma) faixa colocada próximo as dependências da câmara. Os autores e testemunhas da acusação, não compareceram na sessão para defenderem a suas afirmações, porém o prefeito Zé Roberto, permaneceu por 11 (onze) horas na primeira fila e acompanhou ladeado da primeira dama Sandra Arcoverde, todo o processo que acabou sendo arquivado pela Casa de Leis do município.

VOTAÇÃO:

Os três vereadores que se declararam contra a manutenção do prefeito José Roberto Arcoverde em seu cargo foram Élina Aparecida Gomes Cáceres (PP), que é a relatora da CPI; Varico de Paula (PMDB) e Valdemar Souza Cruz (PDT). Os outros seis vereadores que votaram contra a cassação do prefeito conforme explanação do relatório da defesa são os vereadores: Clareny Kleszcs Ranghetti (PSDB), Edson Barbosa de Souza (PSDB), Lean Ledesma Júnior (Mano - PTB), Jesus Milane, Ivonei Ferreira Santana (PDT) e Ricardo Ribeiro de Souza (DEM).

COMEMORAÇÃO:

Após o encerramento da sessão e a declaração do presidente da Câmara – Jesus Milane de Santana, de que o prefeito continuará no cargo de Prefeito Municipal, os presentes na Sessão comemoraram muito e parabenizaram o Prefeito, seguindo em carreata pelo centro da cidade. Zé Roberto concedeu uma entrevista exclusiva na Rádio local e desabafou sobre todo este processo que de acordo com suas palavras “foi desgastante para todo mundo e quem perdeu foi a população”. O prefeito falou sobre o grupo político, liderado pelo seu vice-prefeito que “tentou” manipular o resultado do processo através de “manipulação político-eleitoreiro” e pediu à população, para que abram os olhos para a intenção de pessoas mal intencionadas que tentam criar inverdades a fim de convencer os munícipes de que a administração está cometendo “fraudes”.

ROMPIMENTO COM O PMDB:

O prefeito declarou ao vivo, o rompimento com o partido de seu vice – Darci Thiele (PMDB), alegando que o partido tentou “de todas as formas” derrubá-lo com manipulação de provas e testemunhas, ele (o prefeito) destacou ainda que o partido teve todas as oportunidades e espaços dentro da administração, porém não contentes com o que lhes foi concedido, usou de pessoas totalmente induzidas e despreparadas para aliciar estas pessoas a impetrarem com estas acusações que foram “desbancadas” pela defesa do chefe do executivo iguatemiense. “Declaro a partir de hoje, o meu rompimento com o PMDB no município, mas meu governador continuará sendo o Governado André” finalizou o prefeito.

TRABALHOS:

Em declaração, Zé Roberto falou sobre tudo o que vem sendo feito para o município, tendo o seu desenvolvimento progredindo visivelmente em todos os setores da cidade. O prefeito desabafou e finalizou dizendo que agora é hora de “recuperar o tempo perdido” devido a toda esta situação, com muito trabalho e empenho da administração municipal e agradeceu a todos os vereadores que votaram com confiança e honestidade, mesmo após sofrerem perseguições por parte dos interessados na cassação e lembrou – “a partir de hoje, oposição será tratada como oposição, pois sou prefeito de 14 Mil e 600 habitantes e não apenas de alguns cidadãos”.