BANCO DA GENTE DE IGUATEMI É DESTAQUE NO ESTADO EM ADESÕES DE FINANCIAMENTOS PARA EMPREENDIMENTOS.

Publicado em: 14/01/2011 13:30
Fonte/Agência: Anailton Batista

A instituição de Microcrédito Banco da Gente da cidade de Iguatemi, órgão integrante do CIAT (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador), apresentou ao prefeito Zé Roberto, um Balanço do ano de 2010. Trata-se do Balanço anual que relata o resumo de todas as adesões de Contratos de Financiamentos de Microcréditos aos empreendedores do município. O relatório destaca positivamente, a surpreendente quantidade de créditos liberados para investimentos específicos na iniciativa privada, que prevê investimentos no comércio local.

O gerente da unidade local do Banco da Gente, Sidnei Boscariolli, informou que, diariamente, são realizados vários atendimentos, porém, o processo para a aprovação das propostas é complexo, mas com segurança e taxas acessíveis: “A procura é muito grande, porém, o regulamento prevê o atendimento de todos os requisitos necessários para a aprovação do crédito e, talvez por isso, muitos não conseguem aprovar a suas propostas. Mesmo assim, os números são consideráveis e podemos dizer com convicção de que muitas pessoas estão conquistando seus sonhos do negócio próprio através dos microcréditos feitos pelo Banco da Gente de Iguatemi” destacou Boscariolli.

RELATÓRIO 2010:

Constam no relatório, que só no ano de 2010, foram realizadas 61 (sessenta e uma) propostas de financiamento, sendo 01 (um) proponente da cidade vizinha de Tacuru. Deste montante, 44 (quarenta e quatro) propostas foram aprovadas e os créditos foram liberados. Em valores, os totais dos recursos liberados foram no valor de R$ 232.276,47 (duzentos e trinta e dois mil, duzentos e setenta e seis reais e quarenta e sete centavos), sendo R$ 198.806,62 (cento e noventa e oito mil, oitocentos e seis reais e sessenta e dois centavos) somente em Carteira Ativa.

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS:

Segundo o relatório do Banco da Gente, das 44 liberações de microcréditos, 08 (oito) foram para a Agricultura Familiar, 01 (um) para a Apicultura e 35 (trinta e cinco) para a área urbana (empreendimentos comerciais e imobiliários). De acordo com o gerente da agência de Iguatemi, considerando estes percentuais, a inadimplência ficou apenas em 0,17%.

O CIAT:

O CIAT de Iguatemi foi inaugurado no dia 03 de dezembro do ano de 2010 e, se comparado com as outras agências do Estado, Iguatemi foi recordista em quantidades de propostas e microcréditos liberados. O Prefeito Zé Roberto (PSDB) comemorou o resultado e destacou: “A implantação do CIAT, respectivamente o Banco da Gente, foi uma conquista muito importante para a população, principalmente para os micro-empreendedores locais que precisam de taxas mais baixas e prazos maiores e, a prefeitura municipal tem dado todo o suporte necessário para o bom atendimento aos nossos micros e pequenos investidores. Isso nos deixa muito satisfeito, pois mostra que a população acredita no potencial de Iguatemi. A administração municipal continuará dando suporte ao Banco da Gente para que todos aqueles que tiverem um sonho, possam realizar” finalizou o prefeito.