Prefeitura de Iguatemi conquista Ambulância UTI Móvel

Publicado em: 11/01/2011 09:42
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Iguatemi conquista Ambulância UTI Móvel

Iguatemi já conta na rede pública com uma Ambulância UTI – Suporte Avançado – apta para assistência médica hospitalar em casos de urgência emergência. O veículo, totalmente equipado com aparelhagem de última geração, é mais uma importante conquista do município. A UTI Móvel possui equipamentos essenciais para a remoção hospitalar com segurança de pacientes graves e possui oxímetro, desfibrilador, cilindros de oxigênio e esfinomanômetro, entre outros aparelhos; um dos modelos mais recentes do mercado, que serve tanto para adultos, crianças e recém-nascidos. Médico, enfermeiro e um técnico de enfermagem acompanham o paciente na unidade. “O prefeito Zé Roberto não mediu esforços para que Iguatemi tivesse uma Ambulância UTI”, afirma a secretaria de saúde, Ivone Pelegrinelli. A ambulância chegou na semana passada e já foi apresentada a população durante o sorteio `Natal Premiado 2010`, ficando exposta no canteiro central da Avenida Presidente Vargas. A ambulância foi adquirida através de uma parceria entre a Procuradoria do Trabalho de Dourados e a Prefeitura de Iguatemi. “Uma ambulância como esta irá salvar muitas vidas que precisam de cuidados especiais e um transporte rápido. Temos orgulho de entregar para a população algo tão importante” disse o prefeito Zé Roberto. Investimentos na saúde A transformação no setor da saúde na cidade é possível devido aos investimentos da administração municipal na área da Saúde, priorizando a qualidade, profissionais treinados e infra estrutura adequada. Em dois anos foram investidos na área da saúde mais de R$ 1,5 mi. Entre os principais investimentos estão à aquisição do Pronto Atendimento Municipal (PAM), quatro novas viaturas e uma van, implantação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), novo ultrassom, reforma do PSF da Vila Rosa e construção da Casa da Gestante. Mais sobre a UTI Móvel A Ambulância de Suporte Avançado (U. T. I. móvel): é veículo destinado ao transporte de pacientes graves, que compõe o sistema de atendimento pré-hospitalar e o transporte inter-hospitalar. Conta com os equipamentos médicos necessários para esta função e possui maca com rodas e articulada; dois suportes de soro; cadeira de rodas dobrável; instalação de rede de oxigênio com régua tripla para permitir a alimentação de respirador; cilindro portátil de oxigênio, respirador ciclado a pressão, monitor, cardioversor com bateria e instalação elétrica disponível, bomba de infusão com bateria e equipo; kit vias aéreas (contendo: cânulas endo-traqueais de vários tamanhos, cateteres de aspiração, adaptadores para cânulas, cateteres nasais tipo óculos, seringa para sonda duboff, ressuscitador manual adulto e infantil, sondas para aspiração traqueal de vários tamanhos, pares de luvas de procedimentos, máscara para ressuscitador adulto e infantil, frasco de xylocaína geléia; cadarços para fixação de cânula, laringoscópio infantil com lâminas retas 0 e 1; laringoscópio adulto com lâmina curvas 1, 2, 3 e 4; estetoscópio, esfigmomanômetro aneróide adulto e infantil, cânulas oro-faríngeas adulto e infantil, fios-guia para entubação, pinça de magyl, bisturi descartável nº 22, cânulas para traqueostomia; drenos para tórax); kit acesso venoso (contendo: tala para fixação de braço, pares de luvas de procedimentos, recipiente de algodão com anti-séptico, pacotes de gaze estéril, rolo de esparadrapo, material para punção de vários tamanhos,, garrote, equipos de macro e micro gotas, intracaths adulto e infantil, tesoura, pinça de Kocher, cortadores de soro, lâminas de vários tamanhos, seringas de vários tamanhos, torneiras de 3 vias, polifix de 4 vias, frascos de Ringer Lactato, frascos de Cloreto de Sódio e frascos de Soro Glicosado a 5%); duas caixas de pequenas cirurgias; Kit de parto normal, outros frascos de drenagem de tórax, coletores de urina, sondas vesicais, extensão para dreno torácico, protetores para eviscerado e queimaduras, espátulas de madeira, sondas naso-gástricas, eletrodos descartáveis, equipo para drogas fotossensíveis, equipos para bombas de infusão e circuito de respirador estéril de reserva; equipamentos de proteção à equipe médica: óculos, máscaras e aventais; cobertor ou filme metálico para conservação de calor do corpo; campo cirúrgico fenestrado; almotolias com anti-séptico; colares cervicais de diversos tamanhos; prancha longa para imobilização de coluna; medicamentos necessários ao atendimento de urgência.