Programa de desfavelamento irá beneficiar 106 famílias de Iguatemi

Publicado em: 10/01/2011 13:34
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Programa de desfavelamento irá beneficiar 106 famílias de Iguatemi

Iguatemi é um dos seis do estado contemplados com recursos do governo federal para a implantação do programa de desfavelamento no município. Serão 106 unidades habitacionais – todas serão destinadas a reassentamento. Há previsão de realização de trabalho técnico social; recuperação de área degradada, pavimentação e drenagem. A área de intervenção é o Loteamento Elida Lopes Nogueira. Recentemente o prefeito Zé Roberto participou de uma reunião com o governador André Puccinelli e o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun. Em pauta, a execução dos projetos nos municípios. Os projetos representam a viabilização de pouco mais de R$ 76 milhões aplicados em obras habitacionais, pavimentação asfáltica e implantação de saneamento básico. Com o auxilio do programa, a meta é de se tornar o primeiro Estado totalmente sem favelas no Brasil, Mato Grosso do Sul. conseguiu viabilizar quase R$ 89 milhões do governo Federal para obras de habitação que devem ser contempladas através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). De acordo com o secretário Marun, o projeto é de que nos próximos quatro anos, durante o segundo mandato do governador André Puccinelli, 50 mil casas sejam construídas em todo o Estado. Em Iguatemi, parte das casas serão destinadas aos moradores do `Buracão`, uma região de brejo que acabou sendo invadida por populares. Em geral, os moradores vivem em condições precárias. Mas cerca de 50 famílias vivem em barracos, com renda inferior a R$ 300 reais para uma media de três a quatro filhos, como explica a assistência social, Pâmela Paula. “Eles vivem de auxilio do governo e de alguns bicos que fazem limpando terrenos ou casas” explicou Pâmela. Conforme a assistente, as famílias recebem alguns auxílios. Do Governo Estadual, o Vale Rende, que rende R$ 130,00; o programa Bolsa Família repassa as famílias aproximadamente R$ 60,00; alem de auxílios da Prefeitura Municipal, com cestas básicas, fraudas descartáveis e, dependendo da situação da família, leite. O Departamento de Habitação, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, estará ainda selecionando as famílias que estarão recebendo as casas.