Prefeitura leva Projovem a Cataratas e a Usina de Itaipu

Publicado em: 15/12/2010 10:27
Fonte/Agência: Projovem
Prefeitura leva Projovem a Cataratas e a Usina de Itaipu

A Prefeitura de Iguatemi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, levou na segunda-feira, 13, integrantes do Projovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) de Iguatemi um passeio ao Parque Nacional de Itaipu e a Cataratas do Iguaçú. Os participantes tiveram a oportunidade de contemplar um dos cenários naturais mais espetaculares do mundo. As Cataratas do Iguaçu, uma sucessão de 275 saltos em forma de ferradura que brotam do Rio Iguaçu, na fronteira de Brasil e Argentina, é um dos poucos pontos turísticos do mundo que recebe mais de um milhão de visitantes por ano. A vista das quedas a partir do mirante brasileiro é indescritível. As Cataratas fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo. As dezenas de quatis que brincam livremente entre os turistas dão uma noção da riqueza da fauna e da flora daquele ecossistema. Outro importante ponto turístico do Parque visitado foi a Usina de Itaipu, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 18,9% da energia consumida no Brasil e abastece 77,0% do consumo paraguaio. O gigantismo da Itaipu é ainda mais perceptível quando se percorre a barragem. Caminhar pelo alto do paredão de concreto rende uma vista privilegiada do reservatório. Dentro dele, as atrações são a arquitetura, que lembra a de uma catedral por causa do formato côncavo, e o antigo leito do Rio Paraná. “Foi um belíssimo presente de final de ano proporcionado pela Prefeitura Municipal de Iguatemi para todos os que participaram deste passeio. Os alunos tiveram lições sobre preservação ambiental, história e responsabilidade social, além de apreciarem os encantos naturais do local”, ressaltou Eliani Vasconcelos Ferro, orientadora social do Projovem Adolescente.