Centro Conviver comemora com estilo Dia do Idoso

Publicado em: 05/10/2010 10:05
Fonte/Agência: Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Centro Conviver comemora com estilo Dia do Idoso

Em comemoração ao Dia do Idoso, na sexta-feira (1º), a Prefeitura de Iguatemi, através d Centro Conviver, promoveu uma confraternização para homenagear essa parcela da população que cresce a cada ano e se mantém ativa por muito mais tempo. A festa teve início às 8h da manhã e seguiu até as 17h. Contou ainda com a caravana do Centro de Conviver de Japorã, que trouxe cerca de 50 pessoas. Quem participou do encontro aproveitou a data para reencontrar amigos e relembrar histórias do passado iguatemiense e cair no bailão. Aos 77 anos, Eva Mattos participa a 11 anos do Centro Conviver. Ela conta que ficou emocionada com a comemoração da data e que hoje em dia um das coisas que ela mais gosta de fazer é “vir aqui (Conviver) conversar com os amigos, dançar. Gosto de Tudo! Me sinto muito bem vindo aqui” comentou a senhora com um grande sorriso do rosto. A festa contou ainda com churrasco, atividades físicas e bingo. O prefeito da cidade, José Roberto (PSDB), lembrou da data, e destacou que as pessoas que chegaram à melhor idade já contribuíram muito com o desenvolvimento do país e continuam contribuindo até hoje, com trabalhos na comunidade e com a experiência e o conhecimento adquirido com o passar dos anos. “É necessário que o poder público contribua com essa parcela da população, proporcionando lazer e outros serviços essenciais”, disse o prefeito. O Dia Internacional do Idoso foi criado em 1999, a data – que serve para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades – era comemorada em 27 de setembro até 2006. A partir do ano seguinte passou a ser celebrada em 1º de outubro, em razão da criação do Estatuto do Idoso. Centro Conviver O Centro Conviver realiza diversas atividades no decorrer do ano, todas voltadas para o público da terceira idade. Os idosos participam também de competições culturais e esportivas com representantes do Conviver de outras cidades. Com ações que valorização os idosos, o programa tem um poder impressionante de elevar a auto-estima deles. Todos são muito sorridentes e simpáticos. Reflexo da saúde mental e física, adquiridas dentro do Centro. A dona Isabel Rocha é um exemplo. Aos 70 anos, esbanja simpatia e saúde. Ela conta que dentro do Centro Conviver se sente muito mais jovem. “Me sinto muito bem; me sinto mais nova, com uma criança. Lá fora parecemos velhos, mas aqui dentro somos todos crianças” disse. O casal Dorileu de Matos (71) e Édia de Matos (65) participam do Conviver a alguns anos. Para Dorileu, a dança é o que mais agrada: “gosto de vir dança, quando não venho sinto falta” conta. Já para a esposa, as amizades é o que mais a atrai. “Eu já gosto de conversar com as amigas, colocar a fofoca em dia” disse. Todas as segundas e quartas as atividades são focadas em jogos alternativos, como de jogos de mesa, pingue-pongue e bingo; ou a com a pratica de esportes, principalmente o vôlei. Já nas sextas: tem bailão; e o salão lota com mais de 150 pessoas. “É o que todos gostam de fazer” explicou Natalina Cardoso (68), que integra a banda que anima os bailes, cantando e tocando pandeiro. A coordenadora do Centro, a fisioterapeuta Priscila Rossi Rosa, é uma das grandes responsáveis pelo sucesso do Centro, que a cada dia aumenta o numero de participantes. Sempre dedicada, a coordenadora cuida até dos detalhes de cada programação ou atividade. “Eu me identifico com esse trabalho” disse Rossi, ao explicar que sua paixão teve início ainda pequena quando cuidava de sua avó. Ela também é a queridinha dos idosos. “É uma filha para todos nós” disse dona Isabel Rocha.