Iguatemi tem sete frentes de obras em andamento

Publicado em: 20/09/2010 09:58
Fonte/Agência: Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Iguatemi tem sete frentes de obras em andamento

O pacote de obras da Administração Pública de Iguatemi nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura Urbana, Esporte e Lazer, dentre outras, mostra o quanto a atual administração visa pela melhoria na qualidade de vida da população iguatemiense. No momento, sete grandes obras públicas estão em andamento no município.

Semanalmente o prefeito José Roberto (PSDB), em companhia de vereadores, confere o andamento destas ações.

“O município está passando por um momento de transformação, está se estruturando. Toda cidade que deseja crescer, tem que se preparar para isso; e é o que Iguatemi está fazendo” disse o prefeito.

PSF Vila Nova
Localizado na Vila Rosa, o Posto de Saúde da Família acabou de ser ampliando, com mais duas salas, uma área coberta para palestra e ampliação da recepção. As obras que duraram cerca de dois meses estão sendo muito comemoradas, tanto pela equipe de funcionários, quantos os pacientes atendidos.

“Os benefícios são muitos, com um ambiente mais amplo os profissionais trabalham melhor e os pacientes são mais bem acolhidos na recepção” ressaltou a enfermeira Rejane G. Passos, chefe do PSF.

As novas salas atendem os consultórios médico e odontológico.

Casa da Gestante
Outra obra que enche a população de satisfação é a Casa da Gestante. O local está sendo construído ao lado do PSF da Vila Nova e terá a Clinica do Bebê.

“Oferece oportunidade da mãe fazer o pré natal e os preventivos de forma integral e humanizado” destacou a secretária de saúde, Ivoni Pelegrinelli.

A obra está orçada em R$ 136.907,17, com investimentos da Secretaria de Saúde do Estado e contrapartida do município.

Cidade Digital
Em todo o Mato Grosso do Sul, somente as cidades de Campo Grande, Bonito, Maracaju e agora Iguatemi contam com o projeto Cidade Digital. Um programa que visa a inclusão digital através da liberação de sinal de internet gratuito.

A torre de transmissão já está instalada. Em breve o sinal estará à disposição primeiramente dos moradores da Vila Operária, e posteriormente para o restante da cidade.

Os investimentos no projeto são astronômicos. Somente para a primeira etapa, foram disponibilizados R$ 280 mil. Para todo o projeto no município, o valor pula para R$ 1,6 mi.

ETE e Rede de Esgoto
As obras da construção da Estação de Tratamento e das novas linhas coletoras de esgoto seguem em ritmo acelerado no município. Está é a maior obra no setor de saneamento que o município já recebeu, com investimentos de R$ 4 milhões – recursos do PAC/FUNASA.

São três frentes de trabalho, sendo uma frente na estação de tratamento de esgoto, outra na implantação da rede coletora e ligações (além de órgãos acessórios, como poços de visita e caixas de ligação) e a última frente de trabalho, responsável pela reposição da pavimentação asfáltica, de guias, de meio fio e das calçadas.

As obras serão integradas ao sistema de saneamento já existente no município e prevê a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade para receber 40 mil litros por segundo, a execução de uma estação elevatória e de 19 quilômetros de redes coletoras de esgoto, além da implantação de 611 ligações.

O empreendimento visa manter a prestação de serviços de qualidade, proporcionando bem estar e melhoria nas condições de vida da população, bem como valorizar os imóveis e garantir a preservação ambiental. A previsão de entrega das obras é setembro de 2011.

Casas Populares
Em 18 meses, a administração já entregou 91 casas populares e iniciaram a terraplanagem do local onde serão construídas outras 100, todas já conquistadas. O Secretário de Desenvolvimento Econômico/Habitação, Juarez Gaudêncio Figueiredo, destacou que os investimentos já feitos no setor chegam a R$ 2 mi.

“Iguatemi nunca recebeu tantos investimentos em habitação, como tem recebido hoje. É um investimento que marca a vida das pessoas, porque realiza um sonho, o sonho de ter a casa própria” destacou Juarez.

Asfalto
Como sinônimo de valorização e qualidade de vida, o asfalto está chegando para mais famílias do município. No momento, duas obras de pavimentação asfáltica estão em andamento no município: na Vila Nova e no Jardim Quedas D Água, ambos executados pela Cola Construtora.

Na Vila Nova estão sendo construídas 10 mil m² de asfalto; enquanto no Jardim Quedas D’Água foram construídas 3 mil m² de asfalto e 522m de drenagem. O valor das duas obras juntos ultrapassam os R$ 800 mil, com recursos do Ministério da Cidade.