Associação de Mulheres realizam curso de beneficiamento da lã

Publicado em: 23/06/2010 11:47
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Associação de Mulheres realizam curso de beneficiamento da lã

Uma parceria entre a Prefeitura de Iguatemi, o Sindicato Rural e o Senar, trouxe para a cidade o curso de beneficiamento de lã. Uma boa opção que pode gerar renda para a Associação das Mulheres da Vila São Sebastião. Com aulas práticas e teóricas realizadas na sede da associação, o curso aconteceu durante toda a semana, para 12 participantes; que aprenderam o manejo da lã e a produção de peças. O curso foi gratuito. A Educadora do Senar, Regiane Peixoto, que ensinou a arte, explicou que o oficio oferece grandes oportunidades de renda para quem produz. “O motivo é simples, falta quem produz esse material e tem muitos consumidores” disse Peixoto. Processamento da lã, confecção de pelego e edredons são algumas das opções. A dona de casa, Maximiliana Rodrigues, integrou o grupo de mulheres que participaram do curso. Ela conta que além do prazer em beneficiar a lã, ainda vê com grande expectativa a possibilidade de ganhar dinheiro. “É uma novidade aqui na cidade. Ninguém faz” explicou. Já a dona de casa Luciana Lopes, espera ir ainda mais longe: “vamos vender para outras cidades” prevê. Regiane destacou a experiência das mulheres da associação, que já produzem crochês e tricôs. “Elas (mulheres da associação) tem muito potencial. Já contam com a experiência obtida de outros artesanatos. Elas podem agregar os valores e produzir um material ainda mais diferenciado” destacou a educadora. O Presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Marcio Magatto, doou 200 kg de lã para a realização do curso. Marcio espera que seu exemplo sirva de incentivo á outros produtores. “Podemos fazer uma parceria entre a associação e os produtores. Os maridos das associadas podem fazer o tosquei para os produtores em troca da lã, que servirá como matéria prima para suas mulheres” disse o presidente. O prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde (PSDB), também acompanhou o desenvolvimento do curso. O prefeito destacou a dedicação das mulheres. “Com tamanha dedicação e vontade, com certeza terão muito sucesso nesse trabalho” disse.