Diversas obras mudam visual de Iguatemi

Publicado em: 14/06/2010 18:31
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Diversas obras mudam visual de Iguatemi

Ruas trancadas, máquinas e homens trabalhando. Quem passa por Iguatemi já percebeu a movimentação do setor de construção civil e infra estrutura. Situação que às vezes causa transtorno, mas que com certeza é bem vinda. Em cumprimento ao que foi prometido pelo prefeito José Roberto (PSDB), a cidade se transfomou em um canteiro de obras, literalmente. Projetos de diversas áreas como praça, esgoto, asfalto, área de lazer e prédios, estão em plena construção. Os investimentos públicos vem do governo estadual, do governo federal e, principalmente, municipal. O setor privado também não parou de investir, no momento, pelo contrário, há diversas obras em andamento no municipio, entre eles três pequenos prédios comerciais. Asfalto Todas essas obras garantem o fluxo da economia local. O asfalto, por exemplo, é muito bem-vindo pela população. A expectativa é que os imóveis receba uma valorização de 20 a 40%, com o asfalto. Neste momento, a empresa Sotran Construção e Terraplanagem, de Guaíra, está construindo mais de 5 mil metros quadrados de asfalto na Vila Nova. Cerca de 12 profissionais – entre funcionários e diárias – trabalham na obra; que ainda conta com doze maquinários. O valor da obra está orçado em R$ 256 mil, com investimento do Ministério da Cidade. As ruas que serão pavimentadas são: Nilzo Otano Peixoto, Mundo Novo, Murumbi, Pedro Ledesma e Fortunato Fernandes dos Santos; além da Avenida Francisco Fernandes Filho. Praça Outra obra muito aguardada pela população e que já cominha é construção da segunda etapa da Praça João Francisco Lopes, na Vila Rosa. Aos poucos o modelo da praça começa a ser apresentado. A nova praça terá pista de caminhada, quadra poliesportiva, campo de futebol suíço e a novidade que será o Ponto do Tereré, um local elaborado para a tradicional roda de tereré entre amigos. Conforme a empresa, Premacol Materiais para Construção e Pré Moldados Ltda, as obras devem durar três meses. A praça teve a primeira etapa da obra já concluída, com a construção do calçamento, do portal e da pista de skate. ETE/Esgoto Entre as diversas obras que caminham na cidade, a construção da nova linha de rede de esgoto e da Estação de Tratamento do Esgoto (ETE) são a que mais se destaca, não somente no valor do investimento – praticamente R$ 4mi – mas nas imensas obras que estão sendo executadas. A Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário prevê a implantação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), de uma Estação Elevatória e de 19 quilômetros de redes coletoras de esgoto, que atenderá 611 ligações. A ETE terá 8 mil metros quadrados, com capacidade de recebimento de 40 mil litros/segundo, “o que equivale atender toda a população da cidade” ressaltou Brair José da Silva, encarregado pela obra. Brair ressaltou ainda que a purificação da água, depois de tratada, será de 95 a 98%. Para o prefeito de Iguatemi, José Roberto (PSDB), essas obras garantem o desenvolvimento do município. “Iguatemi tem passando por um momento difícil, após a crise do Frialto, e investimentos como estes são muito importantes, porque garante giro da economia” disse. Números não oficiais apontam que somente nas três obras citadas, cerca de 200 trabalhadores estão envolvidos diretamente, além de centenas de outros indiretos.