Limpeza do Rio Iguatemi marca Dia do Meio Ambiente

Publicado em: 07/06/2010 11:27
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Limpeza do Rio Iguatemi marca Dia do Meio Ambiente

Uma ação ecológica, que visou à limpeza do Rio Iguatemi, marcou o Dia do Meio Ambiente em Iguatemi, no sábado (5). O evento reuniu mais de 20 barcos, e dezenas de pessoas entre pescadores amadores e outros interessados, que percorreram parte do Rio Iguatemi - a partir da ponte de acesso a Japorã – recolhendo lixos acumulados á margem do rio. O evento foi uma realização da Secretária Municipal de Meio Ambiente juntamente com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), com o apoio da Policia Ambiental e dos Pescadores Amadores de Iguatemi. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Juarez Figueiredo, para participar do passeio a única exigência era a pessoa ter disposição para trabalhar e ocupar seu lugar em um dos barcos. “A idéia é que todos possam participar, mesmo não sendo pescador. O importante aqui é criar esse ambiente de conscientização” disse Figueiredo. O percurso foi de aproximadamente 30 km – até o encontro do Rio Jhogui - mas teve barco que chegou a percorrer 50 km, caso do funcionário público Paulo Cérsar Fachinello. E o resultado veio. “Enchemos dois sacos cheio com o lixo recolhido” ressaltou Fachinello, que garante ter sido ele quem recolheu mais lixo. Fachinello também ressaltou: “Foi importante, porque gera uma consciência entre os participantes, além de ser um momento de diversão”. Em uma demonstração de fé e ação, o padre da paróquia de Iguatemi, Anisberto Bonfim, entrou em um barco e colaborou com a limpeza. “Quando Deus criou a terra, olhou e viu que era bom. Entregou ao homem para que ele cuide. Essa é uma forma de obedecer a Deus e cuidar da natureza” disse. Amante da pesca, o empresário Cléo Gmoatto - que colaborou diretamente na realização do evento – ressaltou: “É algo que deveria acontecer constantemente. Temos que proteger o nosso rio (Iguatemi) que é tão importante para o município. Não deixar lixo nas margens, caso contrário, daqui uns dias não o (Rio Iguatemi) teremos” disse. Gmoatto contou que pesca no Rio Iguatemi desde 1985, quando chegou à cidade. Nesse período, pode praticar com muita satisfação o esporte que tanto gosta; porém, acompanhou de perto a transformação que o rio sofreu. “Quando comecei a pescar aqui, o rio tinha de cinco a dez metros de profundidade. Dava prazer, conseguíamos tirar peixes variados e grandes. Hoje, não podemos ter um barco com motor de 30 a 40cm, que as vezes ‘emperra’ nos bancos de areia” contou. Cléo também saiu em defesa dos pescadores. “Não são os pescadores que destroem o rio, os peixes; precisamos dele para manter a nossa paixão. As erosões e os inseticidas sim, isso destrói o rio” enfatizou. Abertura As programações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente começou na quarta-feira (2), com a Abertura Oficial, no Ginásio Municipal. Escolas da cidade realizaram diversas apresentações, como musica, dança, teatro e o desfile com roupas a base de produtos reciclados.