Secretária da Saúde apresenta balanço das atividades na rádio

Publicado em: 17/05/2010 13:44
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Secretária da Saúde apresenta balanço das atividades na rádio

A secretária da Saúde de Iguatemi, Ivoni Pelegrinelli, em entrevista a Rádio Boa Nova FM, no sábado (15), apresentou um balanço das ações realizadas pela Secretaria de 2009 até hoje. Entre os destaques, a renovação da frota, a implantação do NASF e a política de humanização do atendimento. De janeiro de 2009 - quando assumiu - á maio de 2010; se passaram 16 meses. Período em que Ivone está à frente da secretaria. Segundo ela, a prioridade de trabalho tem sido o atendimento: na qualidade, na eficiência e no carinho. Ivone destacou que investir no quadro humano, com capacitação, auxílios e materiais, era fundamental para a conclusão das metas dos programas da prefeitura. Que, aliás, são vários: Hiperdia, Planejamento Familiar, Tuberculose, Hanseníase, vacinação, preventivos, entre outros. “Começamos investindo pesado na saúde, mandando nossos funcionários para capacitações” destacou a secretária, acrescentando que além da capacitação, os funcionários foram municiados com materiais necessários para exercer sua função. Segundo a secretária, neste período, a prefeitura adquiriu quatro novas ambulâncias, uma Van com 16 lugares, um Uno para o auxilio dos ESFs; 36 bicicletas, aos agentes de saúde e de endemias; três motos, aos agentes de saúde dos assentamentos; adquiriu aparelhos de ultrasom, de urgência e de glicemia. Além de contratar uma enfermeira padrão, para o assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, e contratar um médico ortopedista. Convênios Pelegrinelli comemorou também o sucesso obtido através dos convênios firmados com CEONC, de Cascavel/PR, referência no tratamento de câncer, e do convênio recém firmado com o Hospital do Câncer de Campo Grande/MS. Lembrou que há poucos dias, um grupo de 40 mulheres embarcou até Campo Grande para realizar o exame de mama, totalmente gratuito. “Os pacientes são atendidos com o maior carinho, em hospitais totalmente e equipados. Isso faz muito diferença para que esta enfermo" disse, destacando que esses convênios garantem a qualidade do atendimento á saúde dos pacientes encaminhados: “são hospitais preparados” garantiu. Medicamentos Segundo o balanço, Iguatemi conta 407 especialidade de medicamentos, destes 42 remédios estão fora da Farmácia Básica (Programa que r) e são adquiridos pela própria prefeitura. Aumentou o atendimento ao Programa de Medicamentos de Alto Custo, com 29 pacientes cadastrados e recebendo os medicamentos mensalmente. Para o Pronto Socorro e para os ESFs (Estratégia de Saúde da Família) a farmácia da prefeitura oferece 160 tipos de materiais. Em 2009, foram investidos R$ 357.321,66 em medicamentos. A previsão para 2010 é de um investimento de R$ 343,475,19. Iguatemi tem o segundo maior investimento em medicamentos da região. NASF Outro projeto muito comemorado pela secretária é a implantação do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família): “O NASF é um trabalho inédito, que poucos municípios do estado contam” resumiu. O programa serve como auxilio ao ESFs, contando com cinco profissionais da área de saúde: psicólogo, fonodiologo, dois fisioterapeutas e nutricionista. Prognostico Em uma breve previsão dos trabalhos, Ivoni espera melhorar ainda mais o atendimento á população, com a reestruturação do Pronto Socorro e abertura do Pronto Atendimento, que aumentará os leques de atendimentos no município. Ivoni destacou ainda o pleito da administração para a aquisição da UTI Móvel e do aparelho de Raio X de 5 mil ampares, que possibilitará a realização dos exames complementares, feitos hoje em Umuarama/PR. Outro grande sonho que dá os primeiros passos à realidade é o Hospital Municipal, adquirido e próximo da inauguração, que de início será Pronto Atendimento, e posteriormente adaptado para o atendimento hospitalar. “O que queremos é oferecer uma saúde de qualidade” finalizou.