Saúde de Iguatemi é reforçada com a chegada do NASF

Publicado em: 11/05/2010 09:14
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Saúde de Iguatemi é reforçada com a chegada do NASF

Durante as festividades dos 45 anos de Iguatemi - realizada pela Prefeitura de sexta á domingo (07, 08 e 09), na Praça João Francisco Lopes - a Secretaria de Saúde de Iguatemi apresentou á população o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). O Núcleo é um programa federal que conta com cinco profissionais de saúde que auxiliam no atendimento do Estratégia de Saúde da Família (PSF). O núcleo contou com uma barraca na festa durante todo o sábado (8); que serviu para prestar alguns atendimentos como pesagem, orientação nutricional e de saúde básica. A data marcou ainda o início dos trabalhos da equipe. A proposta do NASF é ampliar a abrangência e o propósito das ações de atenção básica, melhorando a qualidade da atenção á saúde. O Núcleo é constituído por cinco profissionais de diferentes áreas da saúde (psicólogo, dois fisioterapeutas, nutricionista e fonodiologo) e atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família. Conforme a secretária de saúde, Drª Ivoni Pelegrinelli, a eficiência do trabalho do NASF se dá pelo acesso direto á comunidade. “Eles atuarão junto das famílias; estarão nas casas deles acompanhando sua rotina e conhecendo a realidade daquele lar. Com um trabalho tão presente as orientações se tornam mais eficaz” disse a secretária. Ivoni destacou que esse trabalho causa um impacto positivo na comunidade. “A implantação do NASF tem um impacto social e de avanço muito grande no município, pois a população tem um tratamento melhor em vários aspectos. Essa integração com o ESF é importante para o sucesso do objetivo, que é atender á população”, finalizou Pelegrinelli desejando sucesso à nova equipe. A conquista do NASF pela prefeitura não foi fácil, como lembrou a secretária de saúde. Ivoni contou que há mais de um ano, a secretaria 'lutou' junto ao governo federal para trazer o Núcleo para o município. “Após tanto esforço, fomos recompensados” disse.