Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

DESCARTE INADEQUADO DE ANIMAIS MORTOS ALÉM DE GERAR PROBLEMAS DE SAÚDE É CRIME AMBIENTAL


Publicado em: 18/11/2019 16:49
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Imprensa
DESCARTE INADEQUADO DE ANIMAIS MORTOS ALÉM DE GERAR PROBLEMAS DE SAÚDE É CRIME AMBIENTAL

Ter um animal de estimação é algo comum em praticamente todas as famílias, substituindo, talvez, um vazio do convívio familiar e isso simboliza a importância e estima que os animais de estimação assumiram na contemporaneidade.

Entretanto, na hora em que eles morrem o que fazer? Infelizmente, em terrenos vazios, situados nas mais variadas regiões de Iguatemi, a secretaria de saúde, através da vigilância sanitária tem constatado a falta de consciência ambiental de alguns munícipes e estes locais acabam virando despejo de animais mortos e de lixo doméstico.

Acredita-se que tais ações sejam realizadas no período da noite, já, premeditadamente com o objetivo de que não sejam descobertas e nem registradas. Os moradores próximos às localidades de desova de restos mortais de animais se queixam do mau cheiro que se instala e são forçados a conviver inalando o odor que se torna ainda mais insuportável em dias quentes e com ventos. Outro fator grave é no tocante à saúde pública que, além dos transtornos, também expõem riscos à saúde de coletores de lixo domiciliar e dos selecionadores da cooperativa de recicláveis do lixo produzido no município.

Quem joga animal morto em propriedades particulares ou descartam em sacos de lixos dentro dos latões, demonstram profundo desrespeito tanto ao meio ambiente quanto aos profissionais que atuam na área de limpeza, além disso, ainda, com o animal que por anos viveu no lar.

De acordo com o setor jurídico da prefeitura, “realizar a desova de animais em terrenos impróprios ou em latões de lixo é crime e enquadra-se no artigo 54 da Lei Ambiental nº 9605/98 e prevê reclusão de um a quatro anos e ainda multa”, informou.

É também um perigo para o meio ambiente, com contaminações, e também para as pessoas, com a proliferação de doenças. Então, a população que ver isso, deve denunciar os infratores junto à vigilância sanitária, de preferência com registro fotográfico se for possível.