CAMPANHA PARA COLETA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS E NÃO UTILIZADOS.

Publicado em: 18/03/2019 15:07
Autor: Kidao
CAMPANHA PARA COLETA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS E NÃO UTILIZADOS.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, lançou no ano de 2018, uma importante campanha para incentivar a destinação correta de medicamentos em desuso e vencidos.  O principal objeto, conscientizar toda a população que medicamento não pode ser considerado lixo comum.

A campanha, teve início com diversas palestras nas Unidades de Saúde da área urbana e rural do Município. Dando continuidade à campanha, este ano os Agentes de Saúde realizaram entrega de panfletos contendo informações sobre o armazenamento e cuidados que a população deve ter. Houve distribuição de coletores para armazenamento dos medicamentos recolhidos, nos postos de saúde, Farmácias e Laboratórios.

De acordo com a Bióloga Sirlei Costa Souza, o descarte incorreto desses   medicamentos pode prejudicar diretamente o meio ambiente. Certamente eles irão para o esgoto, poluindo rios, lagos e solo ou, então, acabar em uma estação de tratamento, que nem sempre consegue eliminar totalmente a substância da água. A queima a céu aberto é outra forma de descarte inadequado com graves consequências ambientais.

“Os resíduos de medicamentos precisam de tratamento especial desde a coleta para não causarem risco à população. Por isso, é importante que as pessoas adotem como um hábito fazer o descarte apenas nos pontos identificados”, alerta a Bióloga.

Esta Campanha, está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente que tem em seu comando o  Secretário Municipal Delsio Sovernigo e não tem prazo para seu término. É muito importante que a população tenha consciência e colabore de maneira efetiva e responsável, entregando os medicamentos não utilizados e fora do prazo de validade, nos locais indicados.