IGUATEMI PERDE MILTON JORGE ANDRADE MOREIRA “O MILTINHO”, VÍTIMA DE TUMOR EXPANSIVO NO FÍGADO.

Publicado em: 08/08/2018 17:32
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Autor: Anailton Batista

(d): Miltinho com a mãe dona Edith Andrade Moreira.

No dia em que completaria 64 anos, faleceu na manhã desta quarta-feira (8), na capital do estado de Mato Grosso do Sul, o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Iguatemi, Milton Jorge Andrade Moreira, “o Miltinho”, como era carinhosamente chamado pela população da cidade onde morava. Vítima de um câncer no fígado, a doença foi descoberta há aproximadamente quatro meses, e o falecimento foi anunciado na manhã desta quarta-feira às 9h da manhã pela equipe médica do Hospital Regional de Campo Grande. Miltinho foi vereador e vice-prefeito de Iguatemi e era irmão do ex-prefeito Gelson Andrade Moreira (morto em 04 de junho de 2002) em acidente automobilístico.

CONHEÇA A HISTÓRIA DO “MILTINHO”:

Nascido em 08 de agosto de 1954, em Iguatemi/MS, filho de Jardelino José Moreira e Edith Andrade Moreira, pai de dois filhos, “Miltinho” iniciou suas atividades profissionais como auxiliar de seu pai, no Cartório de Registro Civil em Iguatemi, vindo posteriormente a se formar em Direito.

Entrou na vida política ainda na juventude. Foi presidente municipal do PMDB, sendo muito atuante vindo a se tornar uma importante liderança no município, o que lhe garantiu a vitória nas eleições de 1982 para o cargo de vereador.

Como vereador, foi 1º secretário da mesa diretora entre os anos de 83 e 84 e presidente da principal comissão do parlamento municipal – a CCJ. Foi presidente da ACINI – Associação Comercial e Industrial de Iguatemi e também como primeiro secretário da Associação dos Produtores Rurais de Iguatemi.

Candidatou-se pela primeira vez ao cargo mais alto do Poder Executivo no município, concorrendo como candidato a prefeito no ano de 1988, porém não conseguiu se eleger naquela ocasião. Atuou ainda na assessoria judiciária e foi escrivão do no Fórum do município de Iguatemi.

Em 2000, quando seu irmão elegeu-se prefeito de Iguatemi, Miltinho também se elegeu para o cargo de vereador. Em 2004 disputou o cargo de vice-prefeito juntamente com o médico e ex-prefeito Lídio Ledesma, onde ambos saíram vitoriosos, vindo a governar o município entre os anos de 2005 e 2008, tendo uma atuação efetiva junto aos pequenos produtores, conquistando inúmeros benefícios para o município no período em que esteve ao lado de “Dr. Lídio”.

A prefeita de Iguatemi, Dra. Patrícia Nelli Margatto decretou luto oficial de três dias no município, em razão do falecimento do ex-vereador e ex-vice-prefeito Milton Jorge Andrade Moreira. “Recebemos com muita tristeza esta notícia do falecimento do Milton, pois, foi um grande colaborador na construção da nossa cidade e deixou seu legado de muito trabalho em prol da nossa população” disse a prefeita.

O presidente da Câmara de vereadores, Jesus Milane de Santana também decretou luto oficial no Poder Legislativo. “É uma imensa tristeza saber do falecimento do Miltinho. Trabalhamos juntos, eu como vereador e ele como vice-prefeito e fui testemunha do esforço dele para contribuir no desenvolvimento da nossa cidade. É realmente uma perca irreparável para todos nós” declarou o presidente Jesus.

O médico e ex-prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, visivelmente emocionado, conversou com a reportagem e falou da sua vivencia ao lado de Milton Jorge Andrade Moreira.

“Eu e o Milton somos amigos a muito tempo. Desde quando estávamos estudando no ensino médio e no final dos anos 60 moramos juntos em república na capital do estado Campo Grande. Em seguida fomos para o Rio de Janeiro estudar nível superior, eu no curso de medicina e ele em direito em uma das mais renomadas universidades do país – a Cândido Mendes” destacou Dr. Lídio.

O ex-prefeito disse também da generosidade de “Miltinho”, da sua filosofia de vida: “O Milton era uma pessoa que gostava mais dos outros do que de si próprio, uma pessoa totalmente desprendida de bens materiais, dava atenção a todos indistintamente e não deixava ninguém falando sozinho” completou ele.

Doutor Lídio falou ainda sobre o trabalho de Miltinho enquanto vice-prefeito. “O Milton, além de ser meu companheiro como vice-prefeito, ocupou a função de secretário municipal de desenvolvimento econômico e teve importantes conquistas no setor, como a evolução da agricultura familiar do município e foi através dele que conquistamos a implantação do Território Conesul que hoje beneficia todos os municípios da região sul do nosso Estado, principalmente Iguatemi.

“O Milton foi uma pessoa totalmente despojada de qualquer orgulho, de vaidade, era muito honesto com ele mesmo e principalmente com os outros e com certeza sentirei muita sua falta. Não perdi um amigo perdi e sim um irmão. Perdemos um grande cidadão iguatemiense” finalizou o amigo Dr. Lídio.

Dr. Lidio acompanhou o tratamento de saúde, tendo inclusive, diagnosticado a doença no primeiro atendimento procurado por Miltinho.

“Ele tinha uma lesão expansiva no fígado (tumor) e há quatro meses eu diagnostiquei o tumor e lhe encaminhei para campo grande, mas infelizmente a doença estava fora de qualquer probabilidade terapêutica” finalizou.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O velório será realizado no plenário da Câmara de vereadores a partir da tarde desta quarta-feira (8), com a presença dos familiares e amigos e ainda com visitação da população local e da região. O sepultamento será feito no cemitério da sua cidade natal nesta quinta-feira.