Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

NESTE SÁBADO, DIA 23, ACONTECE O DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA


Publicado em: 22/09/2017 08:58
Fonte/Agência: Comunicação Social
Autor: Renato Souza
NESTE SÁBADO, DIA 23, ACONTECE O DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA

Neste sábado, dia 23 de setembro de 2017, será realizada o dia “D” de vacinação antirrábica em nosso município. Serão três os locais de vacinação: Vigilância Sanitária (em frente a rodoviária); ESF da Vila Operária e Escola MAP.

 

O horário de vacinação será das 08 horas às 16h30min.

 

Os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo precisam estar com focinheira.

 

“Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer até 36 horas após a aplicação da vacina”, ressaltou o Veterinário da Vigilância Sanitária, Flávio Martins.

 

“A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. Os cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, e a única maneira de controlar essa doença é com a vacina", explicou Paulo Amaral, Coordenador de Vigilância Sanitária.

 

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, o local ferido deve ser imediatamente lavado com água e sabão neutro. Em seguida, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber os primeiros cuidados e o encaminhamento para um dos postos que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Outra medida é, sempre que possível, isolar o animal por dez dias.