Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

PARA PROMOVER A PREVENÇÃO AO SUICIDIO, EQUIPE DA SAÚDE E POLICIA MILITAR REALIZARAM BLITZ EDUCATIVA


Publicado em: 21/09/2017 12:30
Fonte/Agência: Comunicação Social
Autor: Renato Souza
PARA PROMOVER A PREVENÇÃO AO SUICIDIO, EQUIPE DA SAÚDE E POLICIA MILITAR REALIZARAM BLITZ EDUCATIVA

Profissionais da saúde ao lado da PM realizaram blitz educativa nesta quarta (20)

Setembro Amarelo é uma Campanha Educativa que acontece em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, uma taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois, as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com intenções suicidas.

 

Durante esse mês de setembro os profissionais da saúde estão trabalhando com tema nas Unidades de Saúde, com o objetivo de esclarecer os sinais que antecedem o suicídio. Nesta quarta, dia 20, pela manhã, houve uma mobilização dos Profissionais da Saúde Municipal em parceria com a Policia Militar, na Avenida Central, onde folhetos foram entregues à população, com orientações a respeito do tema.

 

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está à sua volta. Tristeza, falta de ânimo, vontade de ficar sempre sozinho, quem tem esses comportamentos pode estar precisando de ajuda e, às vezes, uma simples conversa resolve. Erros e preconceitos vêm sendo historicamente repetidos, contribuindo para formação de um estigma em torno da doença mental e do comportamento suicida. O estigma resulta de um processo em que pessoas são levadas a se sentirem envergonhadas, excluídas e discriminadas.

 

• Algumas verdades sobre o Suicídio:

 

* Os suicidas estão passando quase invariavelmente por uma doença mental que altera, de forma radical, a sua percepção da realidade e interfere em seu livre arbítrio. O tratamento eficaz da doença mental é o pilar mais importante da prevenção do suicídio. Após o tratamento da doença mental o desejo de se matar desaparece.

 

* A maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte.

 

* Se alguém que pensava em suicidar-se e, de repente, parece tranquilo, aliviado, não significa que o problema já passou. Uma pessoa que decidiu suicidar-se pode sentir-se "melhor" ou sentir-se aliviado simplesmente por ter tomado a decisão de se matar.

 

* Falar sobre suicídio não aumenta o risco. Muito pelo contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem.