Com 420 cavaleiros, 4ª Cavalgada bate recorde em participações

Publicado em: 20/04/2010 11:56
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Com 420 cavaleiros, 4ª Cavalgada bate recorde em participações

A quarta edição da Cavalgada, realizada em Iguatemi, bateu o recorde em participações de cavaleiros, 420. O número surpreendeu até a comissão organizadora “foi uma surpresa boa” ressaltou o presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Marcio Margatto, organizador do evento. Comitivas de nove cidades do Mato Grosso do Sul e do Paraná, participaram do percurso de 36 quilômetros entre estradas vicinais, matas, pasto e rios, reproduzindo as antigas Cavalgadas, quando peões conduziam rebanhos por quilômetros, posando e se alimentando no caminho. Mas, antes de sair pela estrada, os cavaleiros desfilaram no centro da cidade. O comércio parou e acompanhou os cavaleiros passar. “É muito lindo!” disse a dona de casa Maria Fernandes, 48 anos, que interrompeu as compras para acompanhar o desfile. “É a expressão da nossa cidade” analisou o estudante João Henrique, 17 anos. E esse era o objetivo da Cavalgada, conforme Margatto, o resgate das raízes do município. “Nossa história é formada assim; nossos avôs faziam esses trajetos, era um costume da época que temos por obrigação resgatar e manter vivo para que nossos filhos saibam de suas origens” disse. Acostumado a participar de cavalgadas, o pecuarista Francisco Silva, o ‘Brazão’, de Umuarama/PR, se surpreendeu com a quantidade de participantes em Iguatemi. Para ele, a recepção dos iguatemiense foi o motivo do sucesso. “A recepção faz a diferença em uma festa como essa” destacou. Brazão contou ainda que veio em uma comitiva de dez pessoas. Segundo ele, desembolsou aproximadamente R$ 20 mil reais, com transporte, alimentação, hospedagem para poder participar. Mas não se arrepende: “é assim que devemos manter nossas origens”. O prefeito de Iguatemi, José Roberto (PSDB), também participou, acompanhado de sua esposa, Sandra Arcoverde, ede seus três filhos. Eles percorreram todo o percurso no trote dos cavalos. “É uma festa para a família; aqui tem pais crianças e avós” disse o prefeito. Para o prefeito de Japorã, Rubens Freire Marinho, que também participou da cavalgada, destacou a importância regional do evento. “É uma festa para toda a região, não somente para Iguatemi, mas de todas as cidades vizinhas” disse Rubão que participou da Comitiva Estrela da Fronteira, de Japorã, que ganhou o prêmio “Comitiva com o maior número de Participantes”, com 62 integrantes. Quem também prestigiou o evento, foi o ex-presidente do Iagro, Roberto Bacha. “É uma festa que integra a sociedade, sem classes sociais ou posições, todos são iguais sobre o cavalo. Todos têm o mesmo desafio: completar o trajeto” disse Bacha, que hoje é pré-candidato a Deputado Estadual, pelo PT do B. No domingo (18), o Padre João Evangelista, da Paróquia Emaculada Conceição, de Iguatemi, celebrou uma missa, abençoando os participantes. O padre destacou em seu sermão a importância do evento ao ressaltar que é importante a comunidade deve manter suas tradições. Os cavaleiros retornaram ao município por volta das 11h30min. O tradicional Costelão os aguardava. Cerca de mil pessoas participaram do Costelão, conforme números da organização. Agradecimentos Em nome do SR, Marcio Margatto, agradeceu a toda equipe que trabalhou no evento. Ao todo, 25 pessoas trabalharam diretamente na execução do evento. Agradeceu ainda a todos os patrocinadores e aos participantes. Para 2011, o SR pretende aumentar sua estrutura esperando um numero ainda maior de participantes. “Temos um bom problema para resolver no próximo ano” disse Margatto.